Azelan – Como Usar? Creme e Gel, Antes e Depois, Preço

Se tem algo que incomoda as pessoas, especialmente os adolescentes e jovens adultos, são as espinhas. O surgimento de acnes parece ocorrer sempre no momento errado, seja em uma apresentação ou antes de um encontro. Azelan pode ajudar!

Felizmente alguns medicamentos foram desenvolvidos e eles podem ajudar na diminuição da acne, como um tratamento prolongado. Conheça o Azelan, um creme dermatológico que irá ajudar a solucionar esse problema.

Para que serve

Ele tem como princípio ativo o ácido azelaico, é um medicamento usado no tratamento da acne. Além disso, ele pode ser utilizado para evitar o surgimento de cravos pretos e brancos.

Como funciona o Azelan

Possui ácido azelaico como princípio ativo, e funciona diretamente agindo contra a acne. Ou seja, ele ataca a bactéria Propionibacterium acnes, que é a maior responsável pelo desenvolvimento e surgimento da acne.


Além disso, ele também atua na redução do aumento da aspereza da pele, assim como na diminuição da espessura das células da pele. Quando há um aumento dessas situações, acontece a obstrução dos poros, produzindo, deste modo, cravos pretos e brancos.

Esse é um ótimo medicamento que funciona combatendo a acne pela raiz e evitando o surgimento de novos cravos.

Como usar Azelan

Azelan Creme

Esse medicamento em creme deve ser sempre usado de modo externo. Antes de aplicá-lo, lave a pele com água corrente e depois seque bem. Friccionando delicadamente, aplique Azelan sobre o local desejado duas vezes ao dia, de preferência de manhã e de noite. O creme deve ser aplicado em pequenas quantidades. Por exemplo, 2,5 cm de creme espalhado dá para toda a área do rosto.

O tempo de tratamento pode variar de paciente para paciente, de acordo com a quantidade de acne em cada um. Além disso, não interrompa o tratamento do nada, pois a acne pode voltar mais forte.

Após 4 semanas é possível observar uma melhora significativa e bastante perceptível. Apesar disso, o tratamento completo geralmente dura meses.

Azelan GelAzelan gel

Antes de aplicar o gel, também é necessário lavar o local com água corrente e depois lavar.

A dose normal é de apenas uma camada fina, sendo que é necessária passa-la duas vezes ao dia (de preferência de manhã e de noite). O tempo de tratamento também pode varia de caso para caso, mas em geral levam meses para ele ser concluído.

Antes de depois de usar Azelan

Após o final do tratamento, é totalmente visível a melhora na pele do paciente. Se antes sua cara estava esburacada e potencialmente marcada, agora ela está lisa.

Composição

Cada grama contém 200 mg de ácido azelaico. Além disso, há seus excipientes. São eles: éster de polioxietileno de ácido graxo, octanoato cetoarílico, cutina, propilenoglicol, ácido benzoico, glicerol e água purificada.

Contraindicação

Azelan é altamente contraindicado para pacientes que possuam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do produto, especialmente ao ácido azelaico.

A versão em creme não deve ser utilizado em crianças com menos de 12 anos, pois sua segurança e eficácia não foram estabelecidas.

Já o gel não deve ser usado em crianças com menos de 9 anos. E nem por mulheres grávidas ou amamentando sem orientação do médico responsável.

Precauções

Azelan deve ser usado exclusivamente de maneira tópica, ou seja, aplicado apenas na pele. Redobre o cuidado para evitar contar com boca, olhos e qualquer outra membrana mucosa. Caso haja contato com esses locais, lave imediatamente a área com bastante água corrente. Caso a irritação persista, vá ao médico.

Para evitar acidentes, lave sempre a mão após fazer a aplicação de Azelan.

Efeitos colaterais

Azelan pode trazer alguns efeitos colaterais.

Com problemas de pele, pode ocorrer:

  • Incomum: aumento da oleosidade (seborreia), alteração na pigmentação (despigmentação) da pele e acne; rara: descamação intensa dos lábios (queilite).

No local da aplicação, pode ocorrer:

  • Muito comum: coceira (prurido), queimação, vermelhidão (eritema); Comum: descamação (esfoliação), dor, ressecamento, mudança de cor da pele (descoloração), irritação; Incomum: Alteração de sensibilidade (parestesia), alergia (dermatite), desconforto, inchaço (edema); Rara: Pequenas bolhas (vesículas), irritação com descamação e coceira (eczema), calor, ferida (úlcera).

No sistema imune, pode ocorrer:

  • Rara:  Alergia a substância ativa.

Superdosagem

Não é esperada nenhuma reação em caso de superdosagem. O que pode ocorrer é a potencialização dos efeitos colaterais. Em caso de dúvida, lave o local com água corrente.

Interação do Azelan com outros remédios

Não há conhecimento de nenhuma interação entre medicamentos relacionada ao uso de Azelan.

Armazenamento

Esse medicamento precisa ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e salvo da umidade e luz. O número de fabricação, de validade e do lote estão em sua embalagem. Após aberto, o medicamento vence em 6 meses.

Azelan Preço

Azelan é fabricado pelo laboratório Bayer. O creme é comercializado em bisnaga com 30 g de creme. Seu preço varia entre R$ 55 e R$ 65, de acordo com farmácia e região.

Não é necessário apresentar receita médica para comprar Azelan.

Azelan antes e depois

Azelan antes e depois

Azelan Genérico

Não há nenhum registro de genéricos de Azelan. Há apenas similares, mas sua fórmula não é igual ao Azelan. Deste modo, sua indicação e efeitos podem ser muito diferentes.

Pergunta dos leitores

Azelan clareia melasma?

Apesar de não ser indicado para isso, o ácido azelaico (princípio ativo do Azelan) consegue clarear o meslasma. Mas vá um dermatologista e veja qual será o melhor medicamento para essa situação.

Azelan clareia a virilha?

Não, o Azelan não ajuda no clareamento das virilhas.