Benzetacil – Serve para amigdalite? Benzetacil Dói? Dá sono? Efeitos Colaterais

Uma das injeções mais temidas pelas pessoas é sem dúvidas o Benzetacil, afinal ela é a injeção mais conhecida. Fabricada pelo laboratório Eurofarma, o Benzetacil é um antibiótico que combate infecções sensíveis a penicilina G (que consiste na injeção).

O temor das pessoas pelo antibiótico é o fato dele geralmente doer no momento da aplicação e até 24 horas depois. Todo mundo que possui pânico de injeções é devido a traumas da infância, principalmente em épocas de vacinas. Mas, o fato é que a injeção é fundamental para a nossa saúde.

Todo medicamento intravenoso acaba tendo um efeito mais rápido e costuma ser ideal para que a saúde continue em dia. Também é ideal pelo fato de poder concluir todo o tratamento em uma única dose. Não tem que tomar antibióticos ou comprimidos durante um tempo específico.

A injeção de Benzetacil não é cara e costuma resolver os problemas muito mais rápido do que um tratamento comum de antibióticos e comprimidos. O Benzetacil pertence a família da Penicilina (antibiótico natural derivado do bolor produzido pelo fungo Penicillium chrysogenum).


Para que serve Benzetacil ( Indicação )

benzetacil para que serve

Esse é um medicamento que possui o benzilpenicilina benzatina como principio ativo. O medicamento é aplicado através de injeção na veia que serve para o tratamento de infecções que são causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G. Podem ser classificadas como:

  • Infecções leves e moderadas que acontece no trato respiratório superior, bem como da pele, conhecidas como impetigo;
  • Infecções venéreas, como a sífilis e alguns tipos de DSTs;
  • Faringite, laringite e amigdalite (gripes e resfriados);
  • Profilaxia da doença renal e da doença reumática;

Ele possui eficácia devido a sua função bactericida que acontece na fase de multiplicação dos microrganismos sensíveis. Exerce a morte bacteriana com mais agilidade e eficiência do que outros medicamentos.

Deve ser aplicado em locais com bastante músculos, geralmente na região das nádegas ou na parte lateral da coxa para que tenha eficácia.

Como funciona Benzetacil

O Benzetacil possui ação bactericida, ocasionando a morte das bactérias durante a fase de multiplicação ativa dos microrganismos sensíveis, sendo assim o medicamento proporciona a desinflamação e/ou alivio da dor.

Como tomar injeção Benzetacil

benzetacil injeção

Deve ser usado por via intramuscular profunda. O paciente deve agitar o frasco antes da retirada da dose ser injetada, para que ocorra a homogeneização do medicamento.

O antibiótico deve ser aplicado no quadrante superior lateral da nádega. pacientes lactantes e crianças pequenas é recomendado que a aplicação ocorra na face lateral da coxa. Caso seja necessário doses repetidas é recomendado variar o local da injeção.

A aplicação não deve ocorrer em vasos sanguíneos e nervos, ou próximo a estes, pois as injeções nesses locais podem provocar lesões neurovasculares sérias.

Antes de injetar a dose, o paciente deve puxar o êmbolo da seringa para trás, certificando de que a agulha não esteja em um vaso sanguíneo. Caso apareça sangue, ou qualquer alteração na cor do produto, você deve retirar a agulha e aplicar em outro local.

A aplicação do medicamento deve ser feita lentamente e caso você sinta dor intensa no local da injeção, interrompa a mesma, principalmente em crianças. Tenha cuidado para não entupir a agulha durante a aplicação que não seja feita de forma lenta e contínua.

No tratamento de insuficiência renal, o recomendado é a injeção única de 300.000 a 600.000 unidades de Benzetacil em crianças que tenham até 27 kg. Para crianças maiores é recomendado a injeção única de 900.000 unidades e 1.200.000 unidades para adultos.

No tratamento de sífilis, o recomendado é a injeção única de 2.400.000 unidades de Benzetacil com intervalo de 1 semana entre as doses.

No tratamento da profilaxia da febre reumática e da glomerulonefrite, o recomendado é a injeção periódica de Benzetacil a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Contraindicações

Benzetacil é contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a benzilpenicilina benzatina.

Composição Benzetacil injeção

Cada mL de suspensão da injeção Benzetacil possui 300.000 U de benzilpenicilina benzatina e 1 mL de excipientes: propilparabeno, metabissulfito desódio, citrato de sódio, metilparabeno, edetato dissódico, água para injetáveis e povidona.

Efeitos colaterais de Benzetacil

As penicilinas são substâncias de baixa toxicidade, mas como qualquer antibiótico também pode provocar reações adversas.

Os efeitos colaterais mais comuns provocados pelo Benzetacil, atingem 1 a cada 100 pacientes: sistema nervoso central, dor de cabeça, náusea, vômito; diarreia e candidíase.

Os efeitos colaterais incomuns provocados pelo Benzetacil, atingem 1 a cada 1.000 pacientes: vermelhidão na pele, coceira, urticária, inchaço da laringe, queda de pressão arterial, descamação de pele, bolhas, confusão mental e convulsões.

Outros efeitos colaterais que podem ser provocados pelo Benzetacil: Inflamação das veias, redução dos níveis de potássio no sangue, dor e lesão no local da injeção e febre.

Caso você apresente outras reações adversas das já especificadas, deverá interromper o uso do medicamento e consultar o seu médico.

Interação com outros medicamentos

Caso você esteja utilizando medicamentos anticoncepcionais, metotrexato, micofenolato de mofetila, probenecida e tetraciclinas, avise ao seu médico antes de utilizar o Benzetacil.

Precauções

Benzetacil suspensa no brasil

Reações alérgicas sérias e ocasionalmente fatais foram registradas em pacientes em tratamento com penicilinas.

Benzetacil deve ser utilizado com cautela, em pacientes com história de alergia intensa, como asma, por exemplo.

Em infecções pela bactéria Estreptococcos, o tratamento deve ser suficiente para eliminar os microrganismos, onde as sequelas da doença poderão surgir, caso o contrário. É necessário a realização de exames que buscam a presença destas bactérias ao término do tratamento, para comprovar se estas bactérias foram totalmente eliminadas.

No tratamento da sífilis ou de outras infecções por espiroquetas, existem riscos dos pacientes desenvolverem a reação de Jarisch-Herxheimer logo após o início da penicilina. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, cefaleia e reações nos locais das lesões.

Em tratamentos prolongados com o Benzetacil é necessário o paciente fazer exames periódicos dos rins e exames de sangue.

O Benzetacil pode ser utilizado por crianças.

Onde comprar Benzetacil e Preço

O antibiótico usado para o tratamento de infecções do trato respiratório, sífilis, entre outros pode ser encontrado nas farmácias e redes de drogarias de todo o país, enquanto restarem unidades remanescentes, pois a fabricação do produto atualmente está suspensa.

Para adquirir o Benzetacil é necessário a apresentação de receita médica (branca 2 vias). O preço médio do Benzetacil é de R$ 14,04, podendo sofrer variações de acordo com a região.

Por que a produção de Benzetacil foi suspensa?

A fabricação do Benzetacil está suspensa no Brasil, desde o início de julho de 2017. O antibiótico está com a suspensão temporária. O laboratório Eurofarma informou que a suspensão do produto é por conta de “melhorias relacionadas aos testes de validação do produto”.

O laboratório informa que o medicamento voltará a ser produzido em meados de outubro de 2017. Os medicamentos remanescentes e dentro do prazo de validade continuam disponíveis em todo o país.

Existem relatos que o motivo da suspensão seria outro, de acordo com o Ministério da Saúde, que publicou em 2015 um alerta sobre a crise de abastecimento do antibiótico no Brasil, tanto no setor público quanto no privado, tendo como motivo a escassez de matéria-prima do Benzetacil.

Perguntas dos leitores

Benzetacil dói?

Benzetacil dói

 

Infelizmente para o temor dos pacientes, a injeção de Benzetacil dói e a área onde o produto foi aplicado fica dolorida pelo prazo de até 24 horas. Existem pessoas que são mais resistentes a dor, porém para a sua maioria a dor costuma ser insuportável.

A injeção causa dor devido ao componente básico ser de baixa solubilidade, onde o organismo irá absorvê-lo mais lentamente.

Benzetacil da sono?

Não causa sono, caso o paciente sinta sonolência após a aplicação da injeção, o sintoma poderá ser relacionado a efeitos colaterais.

Benzetacil serve para amigdalite?

Benzetacil amigdalite

Sim, o antibiótico age no tratamento de infecções, cuidando da inflamação, aliviando a dor e o inchaço nas amígdalas.

Benzetacil e álcool?

Desde que seja uma quantidade pequena de bebida, não há problemas graves em tomar esse remédio com bebida alcoólica. Porém, não é recomendado ingerir álcool enquanto estiver tomando o antibiótico. Pode diminuir a eficácia do medicamento e causar efeitos colaterais no paciente.

A bebida alcoólica também aumenta a eliminação de urina e pode acelerar a supressão do antibiótico.

Benzetacil corta o efeito do anticoncepcional?

Não, o medicamento não corta o efeito do anticoncepcional. Não possui nenhuma ação sobre a eficácia dos mesmos, seja pílula ou injeção.

Grávida pode tomar Benzetacil?

Não são conhecidos os efeitos para o feto. Porém, mesmo que as penicilinas sejam consideradas seguras durante a gestação, o Benzetacil deve ser administrado nesta condição somente quando necessário, segundo avaliação médica.