Biotônico Fontoura – Para que serve? Como tomar?

A falta de apetite, e má alimentação que a mesma gera, pode causar diversas doenças nas pessoas, principalmente em crianças. Uma das que mais ocorrem por conta disso é a anemia, além da diminuição, em forma geral, da imunidade, que pode acatar outros diversos problemas no futuro. Felizmente, existem diversos medicamentos que fazem a devida recomposição dos nutrientes no organismo. Entre as opções, uma das mais recomendadas pelos especialistas é o celebre xarope Biotônico Fontoura do laboratório Cosmed

Apesar das doenças relacionadas à má alimentação serem mais comuns em crianças, os adultos também pode sofrer com elas, necessitando de um tratamento igualmente efetivo.

Com isso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações sobre sua administração, incluindo detalhes de contraindicações, possíveis efeitos colaterais, composição e preço médio de comercialização.

Para que serve o Biotônico Fontoura (indicações)

O xarope Biotônico Fontoura é recomendado para pacientes que necessitam aumentar o apetite, principalmente em casos de anemia e alimentação desfavorável e incorreta. Além disso, ele também aumenta a energia e diminui o cansaço.


Vale ressaltar que, independentemente de saber sobre a indicação de uso do medicamento, é sempre recomendado o paciente buscar orientação médica antes de dar início ao tratamento com Biotônico Fontoura.

aumentar apetite

Como funciona o Biotônico Fontoura

O Biotônico Fontoura é um composto que fornece ferro e fósforo para o organismo. Essas substâncias são de essencial importância para o tratamento da anemia. Além disso, elas auxiliam no transporte de oxigênio pelo corpo e na melhoria das vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Diante essas ações, o xarope ajuda contra a deficiência de ferro, melhores resultados em atividades físicas, aumento dos reticulócitos no sangue e aumento da hemoglobina.

ComposiçãoBiotonico Fontoura posologia

Cada mL solução oral de Biotônico Fountoura contém os seguintes componentes:

  • 0,833 mg em Sulfato Ferroso Heptaidratado
  • 4,666 mg em Ácido Fosfórico
  • Excipientes: extrato glicólico – Aloe perryi, Commiphora myrrha, Myristica fragans, Cinnamomum zeylanicum, metilparabeno, propilparabeno e propilenoglicol; sacarose, metilparabeno, sorbato de potássio, corante caramelo, aroma e água de osmose reversa.

Como usar o Biotônico Fontoura

A administração do xarope deve ser feita, exclusivamente, por via oral.

O paciente deve tomar o Biotônico Fontoura antes das principais refeições do dia. É recomendado que quem estiver se tratando, siga uma dieta rica em ferro, que será feita por um nutricionista.

A posologia normalmente recomendada é:

  • A dose para para adultos é de 30 mL, ou duas colheres de sopa cheias. O paciente não pode ultrapassar a dose de 60 mL por dia, pois já será considerado superdosagem.
  • A dose para para crianças com idade maior do que 4 anos é de 15 mL, ou uma colher de sopa cheia. O paciente não pode ultrapassar a dose de 30 mL por dia, pois já será considerado superdosagem.

O médico especialista deve fazer a orientação final sobre a dosagem, horários de administração do tratamento e duração do tratamento.

Contraindicação

Como todos os medicamentos, o Biotônico Fontoura não pode ser utilizado por algumas pessoas, para evitar que ocorra problemas no futuro. Os pacientes que são contraindicados de utilizarem o xarope são:

  • Quem possuí alergia, hipersensibilidade ou qualquer outro problema que pode ser causado ou agravado com a administração dos componentes presentes na formulação do medicamento.
  • Quando o paciente possui anemia que não seja causada por conta da falta de ferro no organismo.
  • Pacientes que possuem, ou já possuíram, tuberculose ativa, úlcera duodenal, gastroenterite, hepatite, insuficiência hepática e/ou hemossiderose
  • Crianças com menos do que 4 anos.

Precauções

Além das contraindicações, abordadas no tópico acima, o paciente deve ficar ciente de algumas precauções importantes antes de dar início ao tratamento com Biotônico Fontoura. As advertências são:

  • Pacientes que sofrem com alcoolismo, doenças e/ou inflamações no intestino, pancreatite e úlceras devem administrar o medicamento com cautela.
  • A ingestão de álcool pode aumentar a chances de ocorrências de efeitos colaterais.
  • Pacientes que foram submetidos a transfusões de sangue repetidas devem ter muita cautela para utilizar o medicamento, orientação próxima do médico.
  • Mulheres grávidas e que estejam amamentando só podem utilizar o medicamento sob orientação médica.
  • Pacientes que possuem diabetes devem ter cuidado para utilizar o Biotônico Fontoura, pois ele contêm açúcar.
  • O paciente sempre deve informar ao seu médico se estiver fazendo uso de algum outro medicamento, antes de dar início ao tratamento.

Efeitos colaterais do Biotonico Fontoura

Apesar de ser bem organismo, o Biotônico Fontoura pode causar algumas reações adversas e efeitos colaterais indesejados durante o tratamento. Os que podem ocorrer são:

Biotonico Fontoura bula

  • Alterações gastrintestinais no geral
  • Náuseas
  • Vômito e diarreia
  • Sensação de calor
  • Taquicardia
  • Perda de cálcio
  • Fezes escuras

Ao surgimento de qualquer uma dessas reações adversas, ou outro efeito colateral, o paciente deve buscar ajuda médica e notificar a ANVISA.

Superdosagem

Não existem relatos sobre a superdosagem do Xarope. Porém, é possível, quando ela ocorra, que sintomas como diarreias, náuseas, dores abdominais e vômitos apareçam.

Caso o paciente tome doses acima do permitido do Biotônico Fontoura, é necessário que ele busque orientação médica para dar início ao tratamento adequado.

Interação do Biotônico Fontoura com outros remédios

As seguintes substância e os seguintes medicamentos podem interagir com o Biotônico Fontoura e, com isso, devem ser evitados de serem administrados em conjuntos: alopurinol, antiácidos, colestiramina, suplementos de ferro, pancreatina, penicilinas, tetraciclina, zinco e vitamina C e E.

O paciente deve informar o médico se estiver fazendo uso de algum outro medicamento, antes de dar início ao tratamento com Biotônico Fontoura.

Biotônico Fontoura Preço

O xarope Biotônico Fontoura pode ser encontrado sendo comercializado nas principais farmácias populares. Não é necessária a presença da receita médica para sua aquisição.

O frasco contendo 400 mL é comercializado pelo preço variante de R$20 a R$25.

Pergunta dos leitores

Qual a faixa etária para o uso de Biotônico Fontoura?

O xarope pode ser tomado por pessoas com idade maior do que 4 anos.

Biotônico Fontoura é indicado para bebês?

Não, crianças com menos do que 4 anos estão contraindicadas de tomar Biotônico Fontoura.

Biotônico Fontoura realmente engorda?

O aumento do peso que o Biotônico Fontoura causa está ligado, diretamente, ao aumento do apetite que ele causa. Logo, quando o paciente come mais, ele engorda mais.

Biotônico Fontoura com ovo de pata, faz bem?

Para alguns pacientes com carência na alimentação, e precisa aumentar o peso, é possível fazer uma vitamina utilizando Biotônico Fontoura, ovos de patas e leite condensado. Porém, isso só pode ser feito diante da orientação do nutricionista.

É indicado tomar Biotônico Fontoura com sucupira?

Alguns estudos e receitas na internet indicam que a utilização do Biotônico Fontoura com sementes de sucupira auxiliam na prevenção e tratamento de dor na garganta, amigdalites, gripes, bronquites e outras patologias. Porém, antes de fazer essa mistura, é recomendado buscar orientação do seu médico e nutricionista.