Budesonida Bula – Para Que Serve? Como Funciona? Engorda Mesmo?

Budesonida trata-se de uma substância do tipo esteróide glicocorticóide. É utilizada para problemas do trato respiratório, por adultos e crianças, em forma de spray nasal ou por nebulização.

Para que serve o Budesonida

Como já mencionado, a Budesonida é uma medicação usada para tratar doenças respiratórias e pulmonares. Entre elas estão: rinite (não infecciosa) e asma, além de ser empregado na prevenção do desenvolvimento de pólipos nasais (lesões que podem dar origem a um câncer).

Também pode ser utilizado no tratamento da Doença de Crohn – doença inflamatória do trato intestinal.

Como funciona o Budesonida

A ação se dá de diferentes formas, de acordo com o problema apresentado pelo paciente. Confira a seguir:


  • Rinite: a medicação usada apenas uma vez ao dia já traz alívio para as rinites comuns e sazonais.  O efeito pode ser observado em adultos e crianças. A Budesonida tem uma ação rápida. Seus efeitos satisfatórios contra os sintomas do problema podem ser obtidos após 3 a 5 horas da administração do medicamento. A eficácia total da Budesonida pode ser percebida após 7 horas do uso da medicação.
  • Rinite alérgica perene: a administração do medicamento em casos de rinite perene oferece alívio de sintomas. Entre eles estão: coriza, entupimento nasal, prurido nasal, espirros e melhora significativa dos incômodos gerais causados pelo problema.
  • Rinite alérgica sazonal: nesses casos, a dosagem recomendada é de 32-64 mcg em doses de 1 a 2 em cada narina. Com isso, o paciente já apresenta uma melhora considerável nos sintomas do problema. Entre eles estão: espirros, entupimento nasal, coriza, coceira nas narinas, entre outros incômodos.
  • Rinite perene não-alérgica: o problema apresenta sintomas nasais persistentes, semelhantes aos incômodos das rinites alérgicas. Porém, com menos presença de prurido nasal, espirros e sintomas conjuntivais. Ela é eficaz nesses casos. A medicação reduz significativamente os sintomas do problema, com doses de 200 – 400 mcg, uma vez ao dia.
  • Tratamento de pólipos nasais: ela demonstra-se eficaz na prevenção de eventuais desenvolvimento de pólipos nasais após polipectomia (remoção de pólipos). Também melhora os sintomas relacionados à condição, como: espirros, rinorreia e perda da capacidade do olfato.

Pesquisas e estudos controlados apontam o uso da Budesonida diminui a dimensão dos pólipos. Também melhora os desagradáveis sintomas nasais e ainda reduz a necessidade de cirurgias frequentes.

mulher com rinite

Composição

  • Spray Nasal contém 50 mcg. Veículos: freon 11, freon 12 e trioleato de sorbitana.
  • Solução Nebulizadora contém 0,25 mg ou 0,50 mg de Budesonida. Excipientes: cloreto de sódio,edetato dissódico, ácido cítrico, polissorbato 80, água purificada e citrato de sódio.

Como usar o Budesonida

uso por Inalação

Solução Nebulizadora deve ser utilizada de 1 a 2 vezes ao dia, cuja dose recomendada para cada nebulização é de 0,25 ou 0,50 – de acordo com a indicação do médico responsável.

uso nasal

  • Spray Nasal deve ser aplicado 2 vezes ao dia em cada narina, em casos de rinite.
  • No caso de tratamento ou de prevenção dos pólipos nasais, recomenda-se aplicação (em cada narina) 4 vezes ao dia.

Em ambos os casos, o médico deve ajustar as doses, conforme os sintomas dos problemas demonstrarem-se amenizados.

Contraindicação

Budesonida está contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação. Também não devem utilizar a medicação pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Outros casos devem ser avaliados pelo médico.

Efeitos colaterais do Budesonida

Geralmente é bem tolerado pela maioria dos pacientes. Mas, assim como qualquer outra medicação, o seu uso pode apresentar efeitos colaterais. Confira a seguir as possíveis reações ao uso do medicamento:

  • Reações Comuns (equivalente a ≥1/100 e <1/10): presença de secreções hemorrágicas e sangramentos nasais, alterações respiratórias, irritação nasal, alterações torácicas e no mediastino (três cavidades em que está dividida a cavidade torácica).
  • Reações Incomuns (equivalente a ≥1/1000 e <1/100): hipersensibilidade imediata ou tardia que inclui presença de urticárias, angiodema, exantema (erupções cutâneas vermelhas), dermatite, prurido, alterações no sistema imunológico.
  • Reações Muito raras (equivalente a <1/10000): úlceras na membrana da mucosa do septo nasal ou perfurações; alterações toracicas, mediastinas ou respiratórias; reações anafiláticas; alterações no sistema imunológico.

Superdosagem

Casos de superdosagem de Budesonida requerem atendimento médico de emergência. Medidas de suporte provavelmente serão necessárias.

Precauções

O uso de Spray Oral ou Solução para Nebulização deve ser administrado com cautela no caso do paciente apresentar infecções por fungos ou vírus e tuberculose pulmonar. A administração da medicação requer autorização e supervisão médica nesses casos.

Interação do Budesonida com outros remédios

Estudos controlados não apontaram interações significantes de interação da Budesonida com outros medicamentos indicados para o tratamento de rinite ou pólipos nasais.

Porém, o uso concomitante com Cetoconazol deve ser supervisionado pelo médico responsável. Já a Cimetidina pode causar interações discretas, sem importância clínica, mas que também requerem supervisão médica.

mulher com asma

Armazenamento

Deve ser armazenada longe da umidade e da ação direta de iluminação natural ou artificial, para que não sofra alterações em suas propriedades. Também recomenda-se guardar a medicação em locais com temperatura ambiente, entre 15 º C e 30 º C.

Mantenha sempre os medicamentos dentro de suas embalagens originais e descarte aqueles que estiverem fora do prazo de validade (já vencidos).

Budesonida Preço

O preço da Budesonida Suspensão Nasal é de aproximadamente R$ 18,70. Já a versão de Budesonida Solução para Nebulização custa em torno de R$ 23, 15.

Esses valores podem sofrer alterações de acordo com o estabelecimento que comercializa os medicamentos.

Para adquirir não é necessário apresentação ou retenção de receita médica. No entanto, está contraindicado o uso da Budesonida sem indicação médica, pois pode trazer males a sua saúde.

Budesonida Genérico

caixa do medicamento Budesonida

Budesonida já é o nome da substância, portanto, se trata da versão genérica desse medicamento. É possível encontrar no mercado medicações à base de Budesonida, fabricadas por laboratórios diversos e com outros nomes, como: Busonid, Budecort, Alenia, Symbicort, Pulmicort, entre outros.

Vale ressaltar que em sua versão original tem o preço menor do que os medicamentos considerados “de marca” e citados acima.

Pergunta dos leitores

Budesonida engorda?

Não tem como efeito colateral o ganho de peso, portanto, sua utilização não costuma engordar o paciente.

Budesonida existe em forma de comprimido?

Sim, existe Budesonida em forma de comprimidos. Sua indicação é a mesma do que as versões de spray nasal e solução para nebulização.