Cortitop Bula – Para Que Serve? Trata Espinhas? Cura Candidíase?

Cortitop é creme/pomada dermatológica é um medicamento de uso tópico, para adultos e crianças. O medicamento é fabricado pelo Laboratório Multilab.

Para que serve o Cortitop

Este é um medicamento em apresentação de creme ou pomada. Está indicado para o tratamento de doenças pruriginosas e inflamatórias, com a presença de coceiras.

Também se destina ao tratamento de eczemas (lesões nas pregas cutâneas, com presença de secreções e coceira), neurodermatites (lesões delimitadas e secas) e dermatites seborreicas (lesões vermelhas umedecidas, que aparecem em regiões como o pescoço e o rosto).

Como funciona o Cortitop

Cortitop tem como substância ativa a Dexametasona. A substância se trata de um corticosteróide que promove o alívio de coceiras e sintomas de inflamações dermatológicas.


O ação do medicamento pode ser observada praticamente logo após a aplicação do creme na região afetada. Cortitop pode ser reaplicado assim que seus efeitos cessarem, conforme a posologia descrita na bula ou pelo médico.

mulher com dores vaginais

Como usar o Cortitop

Pomada

Para o uso da pomada limpe previamente a região que receberá o medicamento, lavando com água e sabão neutro e secando delicadamente.

Aplique uma quantidade pequena da pomada, mas suficiente para cobrir a região a ser tratada. Faça a reaplicação de pomada no local de 2 a 3 vezes ao dia.

Para o uso da pomada no ouvido, utilize um haste flexível com ponta protegida por algodão. Coloque uma fina camada da pomada na haste e espalhe pela região afetada suavemente. Repita o procedimento 2 ou 3 vezes ao dia.

Já para a aplicação de forma oclusiva (fechada) da pomada, aplique sobre a região a ser tratada uma camada generosa do medicamento. Cubra o local com um material adequado.

Creme

Para usar corretamente Creme, primeiramente se faz necessária a higienização da região afetada, com água e sabão neutro.

Em seguida, aplique uma fina camada de Cortitop creme na lesão. A reaplicação pode ser realizada de 2 a 3 vezes ao dia.

Já a aplicação de Creme no ouvido exige que se utilize um aplicador com a ponta protegida por algodão. Aplique uma quantidade pequena de Creme na área. Faça a reaplicação de 2 a 3 vezes por dia.

Para a aplicação oclusiva (tampada) de Cortitop creme, aplique uma camada um pouco mais espessa na região a ser tratada e cubra com material adequado.

Composição

Cada g do reme ou da pomada contém 1 mg de Acetato de Dexametasona. Além dos veículos: polissorbato 60, álcool cetoestearílico, propilenoglicol, petrolato líquido, propilparabeno, metilparabeno e água purificada.

Contraindicação

Cortitop creme ou pomada apresentam algumas contraindicações. O medicamento não deve ser usado caso o paciente apresente problemas como: varicelas (catapora), tuberculose da pele, herpes ou  infecção por fungo.

Também está contraindicado o uso do creme ou da pomada no caso de sensibilidade a qualquer um dos componentes da  fórmula.

Atenção também para as aplicações no ouvido não serem profundas, pois há risco de perfuração na membrana do tímpano.

Efeitos colaterais do Cortitop

Cortitop geralmente é bem tolerado em todas as situações. Porém, como qualquer outro medicamento, pode ocasionar alguns efeitos colaterais.

As reações adversas costumam ser raras, mas podem se manifestar no uso oclusivo (fechado) do creme ou da pomada. Essas reações costumam ser: sensação de queimação no local, ressecamento da pele, coceiras, e alterações na coloração da pele da região tratada com o medicamento.

Também há relatos da ocorrência de foliculite, brotoejas e infecções secundárias.

Além disso, o uso  prolongado de Cortitop na região ao redor dos olhos pode ocasionar glaucoma (aumento interno da pressão dos olhos) e catarata (doença que atinge o cristalino).

Superdosagem

mulher coçando

Creme ou pomada não costuma ocasionar reações graves ou toxidade se usado em quantidades maiores do que as recomendadas. Porém, a aplicação excessiva de Cortitop creme ou pomada pode ocasionar alterações hormonais.

Precauções

Cortitop creme ou pomada deve ser usado apenas sob orientação do médico.

Pode ocorrer o desenvolvimento de infecções durante o uso de creme ou pomada, causadas por fungos ou bactérias. Nesses casos, recomenda-se a interrupção do tratamento com creme ou pomada, até que a infecção seja tratada.

O uso de Cortitop creme ou pomada em grandes extensões do corpo pode elevar a absorção do princípio ativo do medicamento. Com isso, aumenta-se a possibilidade da interferência de outras medicações, elevando o risco de problemas na utilização de medicamentos como: anticoagulantes (heparina, varfarina), digitálicos (digitalina, digoxina), diuréticos e antidiabéticos (clorpropamida, glibenclamida) .

Interação do Cortitop com outros remédios

A substância ativa de Cortitop creme ou pomada não apresenta interações medicamentos significativas quando usada concomitantemente com outros remédios.

Armazenamento

Creme ou pomada deve ser armazenado na sua embalagem original, bem fechado para evitar alterações nos componentes de sua fórmula.

Além disso, o medicamento deve ser mantido longe da umidade ou da incidência direta da iluminação artificial ou natural (sol), pois seus componentes podem sofrer alteração.

Recomenda-se ainda manter a medicação em locais com temperatura ambiente, entre 15 º C e 30 º C.

Cortitop Preço

caixa de Cortitop

Creme ou pomada, com bisnaga contendo 10 g do medicamento custa entre R$ 7,95 e R$ 9,97. Tais valores podem apresentar variações de acordo com o estabelecimento que comercializa os produtos.

Não é preciso apresentar receita médica para adquirir o creme ou pomada. Porém, está contraindicada a automedicação, pois pode provocar males a sua saúde.

Cortitop Genérico

É possível encontrar no mercado versões genéricas de Cortitop creme ou pomada. A medicação é vendida com o nome da substância ativa do medicamento: Dexametasona.

Pergunta dos leitores

Serve para Micose?

Cortitop não é o medicamento de primeira escolha para tratar micose, porém, pode ajudar a aliviar os sintomas. Consulte um dermatologista para obter o tratamento mais adequado para a micose.

Cortitop é indicado para queimadura?

Cortitop pode aliviar os sintomas da queimadura, porém, não é a medicação mais adequada para tratar esse tipo de problema. Recomenda-se procurar um dermatologista no caso de queimaduras.

Cortitop serve para espinhas?

Não. O medicamento não serve para tratar espinhas.

A Pomada serve para candidíase?

Não, Cortitop não está indicado para a candidíase. Procure um médico para o tratamento adequado da doença.