Cystex – Bula, Como Usar, Efeitos Colaterais, Contraindicações

A retenção urinária é quando o indivíduo não consegue esvaziar a bexiga, tendo dificuldade em urinar. Isso geralmente ocorre em pessoas que costumam prender a urina, pois ás vezes estão na rua ou em trabalhos que não possuem acesso facilmente ao banheiro, nos casos de motoristas e seguranças, por exemplo. Cystex é um medicamento que pode ajudar!

Quando você acaba prendendo a urina, acaba tendo grande influência na bexiga que começa a funcionar de forma desregulada, pois quando você realmente consegue urinar acaba não conseguindo.

Num primeiro momento você pode não dar a devida atenção aos riscos que isso representa, mas a retenção urinária é um problema que já atinge milhões de brasileiros e precisa de sérios cuidados.

Sintomas da Retenção Urinária

Os principais sintomas da retenção urinária são:


  • Demora para urinar;
  • Dificuldade de esvaziar a bexiga;
  • Fluxo baixo de urina;
  • Impossibilidade de discernir se a bexiga está cheia;
  • Aumento da pressão abdominal;
  • Dor e esforço para forçar a saída da urina;

Existem dois tipos de retenção urinária que são a obstrutiva (ocorre quando a urina não consegue fluir através do trato urinário) e a não obstrutiva (quando os nervos não funcionam adequadamente o cérebro não consegue receber a mensagem de que a bexiga está cheia).

A retenção urinária obstrutiva e não obstrutiva podem causar doenças sérias como AVC, lesão trauma pélvico, câncer e a mais comum que são as pedras nos rins e/ou bexiga.

Para iniciar o tratamento de retenção urinária você precisa consultar o seu médico para que seja feito um diagnóstico. Um dos medicamentos que auxiliam no tratamento dessa infecção é o Cystex.

Cystex

Para que serve o Cystex

Cystex é um medicamento antisséptico (que impede a contaminação e combate a infecção) das vias urinárias, inibindo a dificuldade de urinas e também aliviando a dor e o desconforto para urinar, uma das principais queixas de quem possui retenção urinária.

Como funciona o Cystex

Ele possui em sua composição o cloridrato de acriflavina (que é um derivado de acridina que detêm o crescimento de determinadas bactérias), a metenamina (que possui eficácia no tratamento de infecções simples do trato urinário inferior), o cloreto de metiltionínio (previne a formação de pedras de oxalato urinárias) e a Atropa belladonna L (uma planta, que contém predominantemente os alcaloides anticolinérgicos atropina, escopolamina e hiosciamina).

Composição

Cada drágea possui 15 mg de cloridrato de acriflavina; 250 mg de metenamina; 20 mg de cloreto de metiltionínio (azul de metileno) e 15 mg de Atropa belladonna L.

Os seus excipientes são: cera branca de abelha, corante vermelho ponceaux, carbonato de cálcio, estearato de magnésio, cera de carnaúba, corante vermelho bordeaux, óleo de rícino, sacarose, ftalato de dibutila, polímero aniônico ácido metacrílico, amido, goma arábica, álcool isopropílico, clorofórmio, acetona, talco e gelatina.

Como tomar o Cystex (posologia)

É de uso adulto, onde o recomendado é a ingestão de 2 drágeas 3 vezes ao dia. A dose do medicamento deve ser em horários alternados que não coincidam com as refeições.

Contraindicação

É contraindicado em pacientes que tenham alergia aos componentes da fórmula (cloridrato de acriflavina + metenamina + cloreto de metiltionínio + Atropa belladonna L).

O medicamento é contraindicado nos casos de glaucoma de ângulo aberto e insuficiência hepática.

Cystex não é indicado para gestantes sem orientação médica.

Efeitos colaterais do Cystex

Cystex pode causar a diminuição da micção (emissão natural de urina por esvaziamento da bexiga) e em alguns casos pode provocar distúrbios gastrintestinais, causando enjoo, vômitos e diarreia.

O medicamento também possui como reação adversa o ressecamento dos lábios e dificuldades para deglutir.

Superdosagem

Caso você faça uso do Cystex em grandes quantidades, você deverá procurar uma emergência médica imediatamente, para que possa ser realizado á lavagem e aspiração estomacal, de modo que impeça a absorção do fármaco ainda presente no trato gastrintestinal.

Precauções

Não é indicado o aumento da dose de cystex, pois pode provocar taquicardia, cefaleia, disúria e nefrite tóxica.

Pacientes que possuem alergia à penicilina, cefalosporina ou outro medicamento betalactâmico podem desenvolver sensibilidade cruzada.

O uso de Cystex deve ser com cautela em pacientes com debilitação renal.

Caso você esqueça de tomar o remédio na hora certa, tome a dose assim que se lembrar. Caso esteja próximo ao horário da dose seguinte, pule a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito. Não faça superdosagem para compensar a dose esquecida.

Interação do Cystex com outros remédios

O uso de Cystex com anticolinérgicos, anti-histamínicos e antidepressivos podem piorar os sintomas de ressecamento da boca, causar sede, dificuldade para deglutir e falar, assim como intensificar o ressecamento da pele.

O paciente deve informar o seu médico caso esteja em tratamento com qualquer outro medicamento antes de começar a tomar o Cystex.

Armazenamento

Cystex deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), estando protegido da luz e em um lugar seco.

Não utilize medicamento vencido. Informações como prazo de validade, data de fabricação e número de lote podem ser encontradas na embalagem do medicamento.

Bula do Cystex

A drágea de Cystex é na cor bordô, circular e biconvexa.

Cystex Preço

Cystex é eficaz no tratamento de infeções urinárias, prevenindo a formação de pedras nas vias urinárias.

O medicamento pode ser encontrado nas farmácias e também pela internet em embalagens com 24 drágeas para uso adulto via oral pelo preço médio de R$13,11 a R$21,25.

Para adquirir o produto não é necessário apresentação de receita médica.

Cystex Genérico

Cystex não possui genérico.

Pergunta dos leitores

Quanto tempo demora para Cystex fazer efeito?

O medicamento age diretamente como regulador da bexiga, onde logo nos primeiros dias do tratamento, o paciente já irá sentir sinais de melhoria.

Cystex é indicado para infecção urinaria?

Sim, o medicamento é antisséptico, feito à base de cloridrato de acriflavina, metenamina, cloreto de metiltionínio e Atropa belladonna, responsável por eliminar as bactérias em excesso das vias urinárias, também sendo indicado para aliviar o incomodo em casos de infecção urinária.

Cystex é um antibiótico ou anti-inflamatório?

Cystex não é considerado anti-inflamatório, pois possui propriedade antibiótica e anti-infecciosa, sendo considerado apenas como antibiótico.

Cystex corta o efeito do anticoncepcional?

Mesmo tendo atividade antibiótica, Cystex não corta o efeito do anticoncepcional.