Engov – Para que serve, Como tomar, Efeitos Colaterais – Bula Rápida

Engov é um poderoso medicamento que possui ação analgésica e anti-histamínica. Ajuda a aliviar os temidos sintomas da ressaca, ocasionados pelo uso de bebidas alcoólicas. Então, para saber mais sobre esse medicamento, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse medicamento.

Para que serve Engov (indicações)

Esse medicamento serve para o alívio dos sintomas da ressaca, que são causados pela ingestão de bebidas alcoólicas, tratando os sintomas. Tais como tontura, náuseas, dor de cabeça, sensação de desconforto, dor estomacal, dificuldade de se concentrar, dor de estômago, cansaço, irritabilidade e dores nos músculos.

Como funciona o Engov

O medicamento Engov possui na sua composição alguns elementos de ação analgésica, antiemética, anti-inflamatória e antiácida. Eles ajudam a reduzir a inflamação, diminuir as náuseas e aliviar as dores.

O tempo de ação de Egov é de cerca de 60 minutos após a sua administração por via oral.


Como tomar o Engov

Normalmente, a posologia recomenda uma dose 1 a 4 comprimidos de Engov por dia. Esses devem ser administrados de acordo com a necessidade e com intensidade e gravidade dos sintomas que o paciente estão apresentando.

Os comprimidos de Engov devem ser inferidos inteiros, com a quantidade de água suficiente, não devendo ser partidos ou mastigados.

Como tomar Engov?

Composição

Cada comprimidos de Engov contem:

Maleato de mepiramina ………. 15,0 mg*
Hidróxido de alumínio ………. 150,0 mg
Ácido acetilsalicílico ………. 150,0 mg
Cafeína ………. 50,0 mg
Excipientes ………. 1 comprimido

Excipientes: amido, sacarose, corantes, dióxido de silício e estearato de magnésio.

* Equivalente a 10,7 mg de mepiramina

Contraindicação

Este medicamento é contraindicado para mulheres grávidas, para crianças que tenham menos de 12 anos de idade. Também para pacientes com histórico de alcoolismo, bem como para aqueles pacientes que apresentem reação de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes de sua fórmula.

Engov também não deve ser utilizado para realizar o tratamento de sintomas que não foram causados pelo consumo de bebidas alcoólicas. Tais como, gripes e catapora.

Ele também é contraindicado para pacientes que utilizam substâncias depressoras do SNC e como contém cafeína não deve ser utilizado por pacientes que possuam úlcera duodenal.

O ácido acetilsalicílico possui ação de antiagregador plaquetário e por isso é contraindicado em casos de suspeita ou diagnóstido de dengue.

Esse medicamento é contraindicado na gestação, especialmente no primeiro trimestre.

Engov não deve ser utilizado por adolescentes, crianças, para tratar gripe ou catapora antes que haja a consulta médica para a Síndrome de Reye, que é uma condição rara e grave associada ao uso desse medicamento.

Precauções

Em pacientes com comprometimento da função renal a administração de Engov deve acontecer de forma cuidadosa, tal como com outros medicamentos.

No decorrer do tratamento com Engov o paciente não deve operar máquinas ou dirigir veículos visto que as suas habilidades e atenção podem estar prejudicadas.

Engov não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes sem que haja recomendação de um médico.

Esse medicamento não deve ser administrado concomitantemente com outros fármacos, inclusive aqueles que não exigem a apresentação de receita médica.

Atenção: esse medicamento contém açúcar e deve ser utilizado com muita cautela em pacientes que possuem diabetes.

Engov possui o corante amarelo de TARTRAZINA que, em algumas pessoas, pode ocasionar reações alérgicas, tais como asma brônquica, principalmente em pacientes com reação conhecida ao ácido acetilsalicílico.

Esse medicamento pode causar doping.

Uso na gravidez e lactação

Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem que haja a devida orientação de um médico ou cirurgião-dentista.

A paciente que fez uso de Engov deve evitar o ato de amamentar por até 48 horas após ter feito uso do medicamento visto que suas substâncias são excretadas no leite materno.

Efeitos colaterais do Engov

Assim com qualquer outro medicamento, o uso de Engov pode ocasionar o aparecimento de efeitos colaterais, tais como prisão de ventre, tremores, exceitação, náuseas, agitação, vômito, sonolência, sedação e ate mesmo distúrbios graves da função renal.

Engov ou Epocler, qual usar?

Esses dois medicamentos possuem fórmulas completamente diferentes e Epocler é mais indicado para o tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. No entanto, o ideal é consultar um médico ou farmacêutico para que ele possa indicar o medicamento correto para o seu problema.

Superdosagem

O uso de Engov não deve ultrapassar as doses recomendadas e a descontinuação abrupta do tratamento não causa efeitos indesejáveis ou risco, sedo que a única consequência é o término dos seus efeitos terapêuticos.

No caso de uma superdosagem, é possível que ocorra uma sedação excessiva, agitação, tontura e tremores com a presença de vômitos e náusea.

Nesses casos, o procedimento indicado é a realização de uma lavagem gástrica, administrando um tratamento de reposição de líquidos e eletrólitos que foram perdidos.

No caso de uso de uma grande quantidade desse medicamento, procure imediatamente o socorro médico, levando consigo a bula ou a embalagem do produto, se for possível. Em casos de intoxicação ou para mais orientações, ligue para 0800 722 6001.

Interação do Engov com outros remédios

Pode haver um aumento na atividade de anticoagulantes orais, tais como a varfarina, fenindiona e fenprocumona, e dos cumarínicos, bem ocmo da atividade hipoglicemiante das sulfonilureias.

Pode haver um agravamento dos efeitos hemorrágicos da mucosa gátrica do ácido acetilsalicílico quando administrado com outros anticoagulantes orais.

O ácido acetilsalicílico ainda diminui a ação dos agentes uricosúricos como a sulfinpirazona e a probenecida. Já os barbitúricos e demais sedativos podem acabar mascarando os sinais e sintomas respiratórios de uma superdosagem de ácido acetilsalicílico e aumentar a sua toxicidade.

A utilização do hidróxido de alumínio pode interferir na absorção de algumas drogas, incluindo os agentes colinérgicos (como a muscarina e a pilocarpina), digoxina, quinina, quinidina, barbitúricos (nitrazepan, flurazepan e outros), varfarina, tetracíclicos, mirtazapina, maprotilina, mianserina e vitaminas.

Armazenamento

Engov deve ser armazenado em temperatura ambiente, entre 15º e 30º, em sua embalagem originar e ao abrigo de umidade e da luz.

A data de fabricação, número do lote e o prazo de validade podem ser encontradas na embalagem do produto.

A apresentação de Engov é um comprimido de forma circular, plano nas duas faces, de cor violeta e amarela. A camada de cor violeta vem com a gravação “ENGOV®” e um sulco mediano e a camada amarela é lisa.

Antes de fazer uso do medicamento, sempre observe o seu aspecto. Caso esteja na validade, mas apresente mudanças nas suas características físicas, consulte um farmacêutico para saber se pode ser utilizado.

Todo e qualquer medicamento deve ser mantido longe do alcance de crianças e animais domésticos.

Engov Preço

Para comprar esse medicamento não é necessária a apresentação de receita médica. O seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra.

No entanto, na internet, uma cartela com 6 comprimidos de Engov pode ser encontrada por valores entre R$ 5 e R$ 7 reais.

Engov Genérico

Não foram encontradas referências de medicamentos genéricos de Engov, no entanto, existem medicamentos similares, tais como Posdrink.

Pergunta dos leitores

Engov serve para azia?

Sim, esse medicamento ajuda a aliviar sintomas do abuso de álcool, tais como má digestão, azia, enjoos, entre outros.

Existe engov liquido?

Não foram encontradas referências de Engov com apresentação líquida.

Engov serve para má digestão?

Sim, pode ser utilizado para a má digestão quando a mesma for um sintoma decorrente da ressaca, causada pelo consumo de álcool.

Engov é efervescente?

Não, os comprimidos de Engov devem ser ingeridos com o auxílio de um copo de água.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o Engov, como ele atua, para que servem seus benefícios e como deve ser utilizado.