Epitezan (Pomada) Bula – Para Que Serve? Como Funciona? Cura Terçol?

Etezan é um medicamento em apresentação de pomada, para uso tópico ocular adulto e pediátrico. A medicação é fabricada pelo Laboratório Allergan. A seguir, você conhece mais sobre medicamento, incluindo informações de  Epitezan bula.

Cada frasco contém 3,5 g do medicamento.

Para que serve o Epitezan

Este  é um medicamento em apresentação de pomada. Sua indicação é estimular e proteger o processo de epitelização (renovação e regeneração da pele) de tecidos oculares lesados.

Como funciona o Epitezan

Epitezan tem uma ação cicatrizante, além de estimular a regeneração e renovação da pele da região ocular. Ainda tem ação antibiótica, que combate possíveis processos infecciosos que possam afetar a região dos olhos.


Como usar

A medicação é para uso exclusivo da região ocular. Ele já vem na apresentação pronta para a utilização.

A aplicação correta da pomada deve ser feita encostando-se o orifício de saída do tubo nos olhos. Não passe os dedos ou qualquer outra região do corpo sobre os olhos com a pomada, para não haver risco de contaminação da região ocular. A pomada se dissolverá sozinha nos olhos após alguns minutos.

Aplique sempre a quantidade na região ocular indicada pelo seu médico. A dose normalmente indicada equivale a cerca de 1 cm da pomada, aplicada diretamente no conjuntival  – que trata-se da parte interna das pálpebras. Geralmente, a aplicação na região ocular deve ser repetida por 3 ou 4 vezes ao dia, em horários diferentes.

Após o uso, mantenha o tubo bem fechado, para evitar o ressecamento da medicação ou possíveis contaminações por agentes externos.

homem com dor nos olhos

Composição

Cada g contém 10.000 UI da substância Acetato de Retinol; 5 mg de Metionina; 25 mg de aminoácidos; e 5 mg de Cloranfenicol.

Também conta com veículo inativos, como: propilparabeno, metilparabeno, lanolina, álcool cetílico, cera microcristalina e vaselina sólida .

Contraindicação

A pomada está contraindicada para aplicações na região ocular que apresentem lesões provenientes de contaminações ocasionadas por microrganismos resistentes ao Cloranfenicol.

O uso também é contraindicado para pessoas que possuam alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Efeitos colaterais do Epitezan

Epitezan costuma ser bem tolerado na grande maioria dos casos. Porém, como qualquer outra medicação, podem surgir efeitos colaterais com o uso do remédio.

Entre os efeitos colaterais já foram observadas situações de infecções secundárias causadas por microrganismos não sensíveis à fórmula da pomada, além de discrasias (alterações) sanguíneas.

Qualquer efeito colateral na região onde foi aplicado o medicamento deve ser comunicado ao médico responsável.

Superdosagem

Geralmente, superdosagem de Epitezam não causam problemas nocivos significativos para o paciente. Porém, caso a pomada seja, acidentalmente, ingerida, recomenda-se o consumo de bastante água para diluir o medicamento ou procurar assistência médica.

Precauções

Assim como acontece com praticamente todos os antibióticos, o uso prolongado pode facilitar a infecção da região tratada por microrganismo e fungos não sensíveis a fórmula da medicação. Também há possibilidade do paciente apresentar tolerância aos componentes antibióticos da fórmula, fazendo com que a pomada não ofereça os mesmos efeitos.

Em casos raros, o uso prolongado causou hipoplasia medular ( anemia aplásica), devido ao uso  tópico, por longos períodos, do Cloranfenicol.

Mulheres gestantes ou em fase de amamentação devem consultar um médico antes de faze o uso.

Interação do Epitezan com outros remédios

Estudos não demonstraram interações de Epitezan com outros remédios.

Armazenamento Epitezan

Recomenda-se que seja guardado protegido da luz direta, para que seus agentes ativos não sofram alterações. Também indica-se o armazenamento da medicação em locais com temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C.

Vale ressaltar que a aparência normal da pomada é  estéril e levemente amarelada, apresentando ainda uma consistência oleosa. Após a abertura do frasco, Epitezan tem a validade de 28 dias.

Epitezan Preço

caixa de remédio do Epitezan

A pomada Epitezan custa cerca de R$ 10,85. Esse valor pode apresentar variações de acordo com o estabelecimento que comercializa o medicamento.

Para adquirir o Epitezan é necessário a apresentação e a retenção da receita médica. Isso porque a pomada possui agentes antibióticos em sua composição.

Epitezan Similar

Não há pomadas similares ao Epitezan até o momento. O que pode ser encontrado no mercado são medicações para o uso tópico ocular, que asseguram os mesmos efeitos do medicamento, como: Cylocort, Maxinom Pomada, Tobracort, Nepodex, Tobracin, Regencel, Tobrax, entre outros.

Pergunta dos leitores

A Pomada Epitezan é indicado para cachorro?

A Pomada pode ser usada em cachorros, para problemas oculares. Embora a indicação da medicação seja para seres humanos, o medicamento pode ter prescrição para o uso veterinário.

Epitezan é indicado para Conjuntivite?

Epitezan não é a medicação mais indicada para conjuntivite, existem antibióticos e antifúngicos mais adequados para tratar o problema. Ela age na regeneração do processo de renovação da pele da região ocular.

Epitezan é indicado para Terçol

Assim como para a conjuntivite, Epitezan não é o melhor medicamento para tratar o Terçol. Caso você apresente esse problema, consulte um oftalmologista para indicar o tratamento mais adequado para o problema.