Lavitan – Bula, Como Usar, Efeitos Colaterais, Contraindicações

A falta de vitaminas no organismo pode causar uma série de problemas, tal como falta de disposição, cansaço e até mesmo doenças. Por isso existe Lavitan, que nada mais é do que um suplemento vitamínico que ajuda na reposição de vitaminas e minerais que estão em falta no corpo.

Então, se você quer saber mais sobre esse produto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber.

Para que serve o Lavitan

Esse produto é indicado para aliviar o estresse físico e mental, bem como para deficiências nutricionais, carências geriátricas e para o crescimento infantil.

Como funciona o Lavitan

Esse suplemento contém ácido ascórbico que é facilmente absorvido quando administrado por via oral, assim como as outras vitaminas do complexo B, distribuindo-se igualmente por todos os tecidos e não se acumulando.


A vitamina A e a D, são do grupos das lipossolúveis, que exigem a ação dos sais biliares para que sua emulsificação e consequente absorção que é feita pela mucosa entérica.

A maioria das vitaminas presentes em Lavitan são excretadas por via renal e as lipossolúveis fazem formação de depósitos hepática.

stress

Como usar o Lavitan

A posologia recomenda a administração de uma drágea por dia, de acordo com a recomendação diária da embalagem.

Já as gotas podem ser colocadas em uma colher com um pouco de líquido, lembrando que para o gotejamento adequado, o frasco deve estar totalmente na vertical com o gotejado para baixo.

No caso das gotas, a posologia é a seguinte:

  • Lactentes (de 0 a 11 meses de idade) a posologia e de 0,4 mL por dia, ou seja, 12 gotas.
  • Crianças (de 1 a 10 anos de idade) a posologia recomenda a dose de 0,6 mL por dia, ou seja, 16 gotas.
  • Adultos a posologia recomenda a dose de 0,8 mL por dia, ou seja, 24 gotas.

Cada mL da solução equivale a quantidade de 30 gotas.

Tipos de Lavitan

Existem diversos tipos de Lavitan, para diversas finalidades diferentes. O Lavitan Mulher atua prevenindo o envelhecimentoe e repondo as vitaminas e minerais mais importantes para as mulheres. Já o Lavitan A-Z ajuda a repor as vitaminas que estão em falta no organismo e adultos e crianças.

Além disso ainda existe o Lavitan Testo, Laviatan Energia, Lavitan Mais Beauty, Lavitan Cálcio +D, Lavitan Mais Hair entre outros.

No entanto, o mais comum deles é o Lavitan A-Z, que é um complexo vitamínico para homens e mulheres de todas as idades.

Composição

Lavitan possui uma fórmula balanceada, que não engorda e possui zinco. Sendo assim, capa drágea de Lavitan (porção de 0,98 g) contém:

  • Vitamina C – 45 mg
  • Ferro – 10 mg
  • Vitamina B3 – 13 mg
  • Zinco – 2 mg
  • Manganês – 2,3 mg
  • Vitamina B5 – 5 mg
  • Vitamina A – 600 mg
  • Vitamina B2 – 1,3 mg
  • Vitamina B1 – 1,1 mg
  • Vitamina B6 – 0,5 mg
  • Vitamina D – 5 mcg
  • Vitamina B12 – 2,4 mcg

Os ingredientes desses suplemento são os seguintes: Vitamina C, sulfato ferroso monoidratado, vitamina B3, sulfato de zinco heptaidratado, sulfato de manganês monoidratado, vitaminas B5, A, B2, B1, B6, B12 e D, antiaglutinante celulose microcristalina, veículos açúcar e gelatina, estabilizantes plasdone, croscarmelose sódica e povidona, antiumectantes carbonato de cálcio e dióxido de silício, espessante goma arábica, glaceantes goma laca, cera de abelha e cera de carnaúba e corantes vermelho Ponceau nº 6 e vermelho nº 40.

Contraindicação

Esse medicamento é contraindicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da sua fórmula e não devem ser utilizado em tratamento prolongado por pessoas que já recebem uma outra forma de Vitamina A ou D, visto o risco de dose excessiva.

Lavitan também não é indicado no caso das carências específicas graves e não deve ser administrado por um período prolongado, nem em doses maiores do que as recomendadas.

Esse produto é categoria X de risco na gravidez.

Lavitan não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam engravidar no decorrer do tratamento.

Efeitos colaterais do LavitanLavitan AZ

Um dos componentes de Lavitan, a nicotinamida, pode causar rubor facial, prurido, náuseas e cefaleia, entre outras manifestações digestivas. Já a piridoxina pode dar origem à neuropatias periféricas se for utilizada por tempo prolongado ou em altas doses.

Já as reações indesejáveis decorrentes do uso da Vitamina D são bastante raras, mesmo em doses elevadas. No entanto, podem surgir enrijecimento da pele, diarreia, dor de cabeça, uretrite, disúria e também cálculos renais.

No caso de aparecimento de efeitos indesejáveis decorrentes do uso desse medicamento, comunique à NOTIVISA – Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária, ou a Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual.

Superdosagem

Não existem relatos de superdosagem decorrentes do uso de uma dose excessiva desse suplemento.

Precauções

Não existe qualquer evidência ou comprovação científica de que esse suplemento possa prevenir, tratar ou curar doenças.

Lavitan não deve nunca ser administrado por tempo prolongado, nem em doses mais elevadas do que as recomendadas.

Uso de Lavitan na gravidez

As experiências em animais indicaram que se for utilizada em excesso, a vitamina  pode ocasionar malformação fetal.

Sendo assim, esse polivitamínico não deve ser administrado em gestantes ou mulheres que possam vir a engravidar durante o tratamento.

Uso de Lavitan na amamentação

Mesmo que seja considerado um suplemento compatível com a menstruação, ele não deve ser administrado no período de lactação sem que haja orientação médica.

Lavitan contém 0,5% de etanol.

Interação do Lavitan com outros remédios

Lavitan não deve nunca ser administrado com outras fontes de vitamina A, visto que há o risco de que ocorram doses excessivas.

Além disso, a vitamina A ainda pode interferir com a isotretinoína, colestiramina, varfarina e orlistat. Já a nicotinamina pode acabar diminuindo a eficácia de alguns hipoglicemiantes orais, tais como glibenclamida, e ainda aumentar a toxicidade de algumas estatinas, tais como atorvastatina, lovastatina e sinvastatina.

Lavitan Hair

O ácido ascórbico ainda por causar uma diminuição da eficácia de contraceptivos orais e diminuir e eficiência de tratamentos de etilismo com dissulfiram.

Ao utilizar doses de 10 g por dia de ácido ascórbico pode haver uma redução da absorção de varfarina. Essa substância quando administrada com o ácido ascórbico também aumenta a toxicidade do ferro em relação às células cardíacas.

Sempre consulte um médico antes de fazer uso desse produto a fim de evitar interações perigosas.

Lavitan Preço

Para comprar esse medicamento não é necessária a apresentação de receita médica e o seu preço pode variar de acordo com a região na qual você se encontra e o local escolhido para a compra.

No entanto, na internet, a caixa com 60 comprimidos de Lavitan A-Z pode ser encontrada por valores entre R$ 12 e R$ 40 reais.

Lavitan Genérico

Existem diversos outros suplementos vitamínicos que podem ser encontrados no mercado à disposição de quem precisa. N entanto, não foram encontradas referências de um produto genérico de Lavitan, ou seja, com exatamente a mesma fórmula.

Pergunta dos leitores

Lavitan ou Centrum, qual usar?

Ambos são suplementos vitamínicos que auxiliam na reposição de substâncias que estão em falta no organismo, melhorando o bem-estar e a disposição. No entanto, os produtos possuem fórmulas diferentes e nada como consultar um médico para entender melhor as suas necessidades.

Lavitan é indicado para melhorar a memoria?

Existe um Lavitan específico para a melhora da memória, e caso seja essa a sua intenção, deve procurar por esse produto, que se chama Lavitan Memória.