Ser infectado por alguma bactéria que causa um tipo de doença na via urinária é algo muito desagradável para o ser humano. Dificuldades, ardor e dor ao urinar encabeçam os sintomas mais costumeiros de serem apresentados nas pessoas que possuem doenças urinárias. Contudo, estão disponíveis diversas opções para tratar e fazer o alívio dos sintomas apresentados por essas infecções. Entre elas, a utilização do medicamento Macrodantina do laboratório Mantecorp, comercializado em forma de cápsulas, está entre as mais efetivas.
Com isso, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações importantes e essenciais sobre o seu uso, além de detalhes de preço, precauções, possíveis reações adversas e composição.
Para que serve Macrodantina
Macrodantina é um antibiótico antibacteriano que serve para tratar e prevenir doenças ou infecções urinárias, tanto aguda, como crônicas, que são causadas por bactérias sensíveis à substância nitrofurantoína, como cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites.
Vale ressaltar que, é sempre recomendado que o paciente só dê início ao tratamento com o medicamento depois da orientação do médico especialista. Nunca o tome por conta própria.
Como funciona a Macrodantina
O princípio ativo da Macrodantina, a substância nitrofurantoína, impede as ações bacterianas que são essenciais para a vida dos microrganismo, e, sendo assim, com isso, as bactérias morrem e não causam, ou param de causar, a infecção urinária.
O tempo de ação é bem rápido, sendo algumas horas depois da administração do mesmo.
Composição
Cada cápsula de 100mg contém os seguintes componentes em sua formulação:
- 100 mg de nitrofurantoína
- Excipientes: amido, talco e lactose monoidratada.
Como usar a Macrodantina (posologia)
A administração das cápsulas devem ser feitas, exclusivamente, por via oral.
O medicamento não pode ser aberto, mastigado ou cortado no meio. Caso achar necessário, o paciente pode tomar a cápsula junto a uma quantidade de água.
Tomar Macrodantina junto de alimentos diminuí a chance de ocorrer efeitos colaterais gastrintestinais futuros durante o tratamento.
A posologia normalmente recomendada é:
- A dose de 1 cápsula de 6 em 6 horas, com o tratamento durante de uma semana a 10 dias. Caso ultrapasse esse limite de duração do tratamento, a dose deve ser diminuída, sendo, somente, 1 cápsula por dia.
O médico especialista deve fazer a orientação final sobre a dosagem, horários para administração e duração do tratamento.
Contraindicação
Como todos os medicamento, o Macrodantina é contraindicado para alguns pacientes, evitando que ocorra futuros problemas durante o tratamento. Quem não pode utilizar o remédio são:
- Pacientes que possuem hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema envolvendo a administração dos componentes presentes na formulação do medicamento.
- Pacientes com insuficiência renal, dificuldades para urinar e/ou alteração renais.
- Mulheres no terceiro trimestre da gravidez.
- Pacientes com histórico com doenças ou problemas no fígado.
- Crianças menores do que um mês de idade.
Superdosagem
O sintoma mais comum apresentado nos pacientes que tomam dose acima do recomendado de Macrodantina são os vômitos sequenciais. A principais indicação é tomar bastante líquidos, e, com isso, conseguindo urinar bastante até eliminar, totalmente, as substâncias do medicamento.
Em caso de superdosagem, o paciente deve buscar ajuda médica, levando a bula e embalagem original consigo.
Efeitos colaterais da Macrodantina
Apesar de ser bem aceito pelo organismo, os pacientes que estão administrando o Macrodantina podem sofrer com alguns efeitos colaterais durante o tratamento. Os que podem ocorrer são:
- Dor de cabeça
- Vômito e diarreia
- Náusea
- Dor estomacal
- Falta de fome
- Pneumonia
- Neuropatia
- Anemia
- Excesso de gases
- Formigamento
- Aumento da pressão intracraniana
- Fibrose pulmonar
- Células hepáticas mortas
- Pela ficar amarelada ou avermelhada
- Coceira e urticária
- Retenção das fezes e prisão de ventre
- Tontura
- Frebe
- Frio em excesso
- Sonolência
- Fraqueza
- Depressão
- Psicose
Ao surgimento de qualquer um desses efeitos colaterais, ou outra reação adversa indesejada que ocorrer, o paciente deve buscar ajuda médica e notificar a ANVISA.
Precauções
Além das contraindicações, abordadas no tópico “Contraindicação” desse artigo, o paciente deve ficar ciente de algumas precauções a serem levadas em conta antes de dar início ao tratamento com Macrodantina. São elas:
- A alteração na cor da urina, deixando ela bastante amarelada, é comum durante o tratamento com este remédio.
- Pacientes idosos devem utilizar o medicamento de forma cautelosa.
- Em caso de surgimento de dor nas pernas, pele ficar amarela, falta de ar, tosse em excesso e/ou cansaço durante o tratamento, principalmente em de longo prazo, o paciente deve buscar ajuda médica com urgência.
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem buscar orientação médica para dar início à utilização.
Interação da Macrodantina com outros remédios
Os seguintes medicamento e as seguintes substâncias podem interagir com o Macrodantina, e devem ser evitadas de serem administradas durante o tratamento com o produto: antiácidos contendo trissilicato de magnésio, probenecida, sulfimpirazona magnésio trissilicato, probenecida, sulfimpirazona, ácido nalidíxico, norfloxacina, ácido oxolínico e contraceptivos orais.
O paciente deve sempre informar seu médico se estiver fazendo uso de algum outro medicamento antes de dar início ao tratamento com este medicamento.
Armazenamento
A embalagem original do produto deve ser mantida em um local com temperatura ambiente e longe da luz e umidade.
O Macrodantina deve ser armazenado longe do alcance de crianças.
Macrodantina Preço
O genérico Macrodantina pode ser encontrado sendo comercializado nas principais farmácias populares. É necessária a presença da receita médica para sua aquisição.
A caixa contendo 28 cápsulas de 100 mg cada é comercializada pelo preço de R$10,50.
Pergunta dos leitores
Macrodantina é um antibiótico?
Sim, por causar a eliminação e morte das bactérias, o Macrodantina é considerado um antibiótico.
Macrodantina é indicado na gravidez?
Somente sob orientação médica. Mulheres no terceiro trimestre de gravidez não devem utilizar o Macrodantina.
Macrodantina corta o efeito do anticoncepcional?
O Macrodantina pode diminuir o efeito de anticoncepcional, principalmente os que são administrados de forma oral.