Reconter – Para Que Serve? Emagrece? Da Sono?

A depressão se caracteriza como um transtorno, onde o paciente perde o interesse e prazer pela vida, sentindo-se angustiado, não conseguindo se satisfazer nem mesmo em atividades que antes despertavam o seu interesse. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação. Antes de falarmos sobre o Reconter vamos comentar um pouco sobre a depressão.

A depressão pode atingir qualquer idade e na mesma intensidade, tanto homens quanto mulheres, porém é necessário um diagnóstico para que o paciente possa iniciar o tratamento de forma adequada.

Quando nos sentimos desanimados, acabamos despertando o fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, assim como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, que é ligada diretamente á sensação de prazer e bem-estar.

Por muito tempo a depressão chegou a ser considerada como um transtorno sem importância, onde dificilmente a sociedade e o próprio paciente davam a devida importância para a doença, porém essa situação já mudou hoje em dia e esse tipo de transtorno vem sendo tratado com maior seriedade na sociedade.


A depressão não promove apenas a sensação de infelicidade, mas também estimula alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios, exatamente por isso, diversos pacientes com depressão já desenvolveram doenças cardiovasculares. A depressão também provoca o suicídio, por isso é importante ficar alerta.

Os principais sinais de uma depressão são:

Ansiedade e Depressão

  • Cansaço;
  • Moleza;
  • Irritabilidade frequente;
  • Angústia;
  • Ansiedade excessiva;
  • Baixa autoestima;
  • Insônia;
  • Pensamentos pessimistas;
  • Falta de concentração;
  • Disfunções sexuais;
  • Impotência para atividades diárias;
  • Estresse;
  • Excesso de peso;
  • Falta de vaidade;

Para espantar a tristeza o primeiro passo é tentar se distrair, o paciente precisa querer se curar da depressão, procurar ajuda médica e gerenciar o estresse para que retome aos poucos o prazer pela vida. Cuidar da saúde, mantendo uma boa alimentação e praticando exercícios são de extrema importância durante o tratamento.

Reconter é um medicamento indicado para os vários tipos de depressão e de distúrbios neuróticos, como fobia, pânico, e ansiedade, ajudando o paciente a diminuir os sintomas do transtorno de forma eficaz.

 

Para que serve o Reconter

Reconter é um antidepressivo que serve para o tratamento e para a prevenção de depressões que podem ser associadas a fobia (medo exagerado), distúrbio do pânico e ansiedade generalizada.

O medicamento também auxilia nos casos de recaída do transtorno do pânico, ansiedade social e generalizada e do transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Como funciona o Reconter

Reconter é um medicamento de uso oral, que possui versão em líquido e comprimido. O remédio é absorvido pelo trato gastrointestinal, onde não é influenciado pelos alimentos, pois o seu metabolismo é hepático.

Reconter depressão

O medicamento pertence a classe de inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Que é uma classe que compõe o grupo dos antidepressivos.

A ação do medicamento age no cérebro, onde é possível corrigir as concentrações inadequadas de certas substâncias denominadas neurotransmissores. Em especial a serotonina, que é a principal causadora da depressão.

A eliminação do medicamento é feita pela urina em sua maior parte, onde é recomendado que o paciente aguarde o efeito terapêutico que pode demorar de 05 horas, após a primeira ingestão até 02 semanas.

Você deve continuar o tratamento, mesmo que ele não apresente num primeiro momento resultados satisfatórios, porém o seu médico deverá ser informado se após iniciar o tratamento você apresentou piora ou melhora do seu estado clínico.

Reconter engorda ou emagrece?

Sim, apesar do medicamento não conter nenhuma substância que possa causar a diminuição do peso. O remédio também pode engordar em alguns casos. Tanto emagrecer quanto engordar é um efeito colateral do antidepressivo. Porém não ocorre em todos os pacientes, pois cada organismo responde de um jeito durante o tratamento.

Reconter da sono?

Reconter, assim como qualquer outro antidepressivo causa sonolência, porém ela não pode alterar as suas atividades se manifestando de forma intensa. Caso você sinta muito sono durante o tratamento, o médico deverá ser informado para em último caso, o uso do medicamento seja interrompido.

Como usar Reconter

Reconter deve ser administrado uma única vez ao dia, não tendo preferência de horário, podendo ser ingerido com ou sem alimentos. Os comprimidos não devem ser mastigados e nem partidos.

Para o tratamento da depressão é indicado a dose de 10 mg ao dia, onde dependendo da resposta individual do paciente, a dosagem poderá ser ajustada para 20 mg ao dia.

O uso do medicamento é indicado para até 4 semanas, caso o paciente não alcance uma resposta antidepressiva satisfatória, é necessário informar ao seu médico e não continuar tomando o remédio.

Para o tratamento do transtorno do pânico com ou sem agorafobia é indicado a dose inicial e 5 mg na primeira semana, podendo ser aumentada para 10 mg ao dia a partir da segunda semana de tratamento. Para esses casos, o tratamento é á longo prazo, tendo duração média de 3 meses.

Para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e transtorno de ansiedade social (Fobia Social) é indicado a dose de 10 mg ao dia, também podendo ser aumentada para 20 mg ao dia, de acordo com o organismo do paciente. A duração do tratamento para esses casos é de 3 meses.

Para o tratamento do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é indicado a dose de 10 mg ao dia. Como o TOC é uma doença crônica, você deverá seguir a recomendação médica por um período suficiente até estar livre dos sintomas da doença.

Se você esquecer de tomar uma dose e lembrou-se até antes de deitar-se para dormir, você pode fazer uso da dose, onde no dia seguinte pode voltar a tomar o remédio no horário habitual. Se você lembrar no meio da noite ou somente no dia seguinte, não tome a dose esquecida, seguindo o tratamento normalmente.

Contraindicação do Reconter

Reconter é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao oxalato de escitalopram e qualquer um dos componentes da fórmula.

O medicamento não é recomendado se você estiver em tratamento com outros remédios inibidores da monoaminoxidase (IMAO). Como selegilina (usada no tratamento de Mal de Parkinson), moclobemida (usada no tratamento da depressão) e linezolida (antibiótico).

Reconter não é indicado para pacientes que já tiveram algum tipo de episódio de arritmia cardíaca. Ou algo que pode afetar o ritmo cardíaco.

Reconter é contraindicado para mulheres grávidas sem prescrição médica e para crianças e adolescentes.

Reconter

 

Efeitos colaterais do Reconter

Assim como outros antidepressivos, Reconter pode causar efeitos adversos, porém não são todos os pacientes que os apresentam. Nos casos do aparecimento de efeitos colaterais durante o tratamento, os mesmos desaparecem após alguns dias. Porém se atente-se para a gravidade dos mesmos.

É importante procurar o seu médico e informar sobre todos os efeitos colaterais do medicamento. Confira a seguir as principais reações causadas pelo Reconter.

Reações muito comuns, que ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam Reconter: Enjoo e dor de cabeça.

Reações comuns, que ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam Reconter: Coriza, perda do apetite, ansiedade, inquietude, pesadelos, dificuldade para dormir, vômitos, boca seca, suor excessivo, dores musculares, retardo ejaculatório, cansaço extremo, febre e aumento do peso.

Reações incomuns, que ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam Reconter: sangramentos, urticária, coceira, agitação, nervosismo, estado confusional, alterações no paladar, desmaio, queda de cabelo, visão turva, aceleração dos batimentos cardíacos, inchaço, sangramento nasal e perda de peso.

Reações raras, que ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam Reconter: inchaço na língua, dificuldades para respirar, agressividade, alucinação e reações alérgicas.

Informe ao seu médico se você está grávida ou pretende engravidar e se está amamentando antes de iniciar o tratamento com Reconter.

Durante o tratamento, você deve evitar conduzir veículos e operar máquinas, pois poderá ter alterada a sua atenção e habilidades.

Precauções

Reconter depressão

Antes de iniciar o tratamento, o paciente deverá avisar ao seu médico se já teve ou tem problema de saúde. Principalmente em casos de epilepsia, mal funcionamento dos rins e do fígado, tendência a sangramento, doença cardíaca e problemas de dilatação das pupilas.

Pacientes com transtorno bipolar, onde sofre de variações de humor ao longo do dia, durante o tratamento com Reconter, pode apresentar uma virada para a fase maníaca.

No inicio do tratamento com Reconter, o paciente pode sofrer de dificuldade para ficar quieto, se manter sentado ou em pé. Caso esses sintomas apareçam, informe imediatamente ao seu médico.

Interações do Reconter com outros medicamentos

O uso concomitante do Reconter com outros inibidores da MAO (monoaminoxidase) podem causar a síndrome serotoninérgica.

A administração de medicamentos que diminuem o limiar convulsivo, lítio, hemorragia e anticoagulantes orais. Devem ser utilizados com cautela quando administrados em conjunto com o Reconter.

Não é indicado ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento com o Reconter.

Informe ao seu médico, caso você esteja usando qualquer tipo de remédio, inclusive os remédios que não necessitam de receita médica.

Armazenamento

Reconter deve ser armazenado em sua embalagem original, sendo mantido em temperatura ambiente, estando protegido da luz e da umidade.

O medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.

É imprescindível se atentar a data de validade do medicamento. Onde não é indicado tomar remédio vencido, pois pode ser prejudicial a sua saúde.  A validade do produto pode ser encontrada na embalagem externa.

Preço do Reconter

Bula do Reconter

O antidepressivo pode ser encontrado em farmácias de todo o Brasil. Também pela internet pelo preço médio de R$ 86,41 a R$137,85 (20 mg, caixa com 30 comprimidos revestidos).

Esse preço pode sofrer alterações para mais ou para menos de acordo com a região e o estabelecimento. É necessário prescrição médica (C1 Branca 2 vias) para a compra do produto.

Reconter Genérico

Oxalato de Escitalopram é o medicamento genérico de Reconter, onde ambos possuem o mesmo  princípio ativo (oxalato de escitalopram).

O preço médio do medicamento similar é de R$ 23,35 a R$ 35,37. Também é necessário receita médica para a compra do produto.

Pergunta dos leitores

Este medicamento pode ser usado durante gravidez?

Reconter não é indicado para mulheres grávidas, principalmente durante o primeiro trimestre de gestação. Por se tratar de um antidepressivo, o medicamento pode causar efeitos teratogênicos, isto é, de má-formação do feto. Além disso,  existe possibilidade de interferência no peso e no desenvolvimento do bebê.

Caso seja realmente necessário o uso do medicamento em gestantes, Reconter poderá ser usado durante a gravidez. Mas o médico deverá analisar se os benefícios são maiores do que os riscos para a mulher e o bebê.

Este medicamento pode ser usado em Idosos?

Sim, pacientes idosos (maiores de 65 anos de idade) podem usar o Reconter. Porém devem iniciar o tratamento com a metade da dose minima recomendada em adultos (5 mg) ao dia. Podendo a dose ser aumentada gradualmente para a dosagem correta de (10mg) ao dia.