Simeticona – Bula, Como Usar, Efeitos Colaterais, Contraindicações

Eliminar gases, conhecido popularmente como pum, é normal e acontece com todo mundo, mas existem pessoas que sentem dificuldades. Felizmente temos no mercado o Simeticona produzido pelo laboratório Aché em gotas para uso pediátrico e pelo laboratório Medley que produz o Simeticona em comprimidos para uso adulto.

Os gases intestinais incomodam bastante, trazendo desconfortos como; dor abdominal, distensão do abdômen, flatulência excessiva e quando os flatos (gases) saem, o seu odor é ainda mais desagradável do que o comum.

O ser humano tem como média eliminar 1,5 litro de gases pelo ânus que dá em média de 10 a 20 flatos por dia, claro que a sua maioria passa despercebida, porém existem pessoas que não conseguem alcançar a metade do normal e outras pessoas que estão acima da média.

Os gases gastrointestinal são compostos por 5 elementos: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de carbono (CO2), Hidrogênio (H2) e Metano (CH4). Os elementos juntos somam 99% dos elementos presentes no pum. No caso do arroto, ele tem a composição semelhante, porém é mais rico em oxigênio e nitrogênio.


Os gases intestinais são produzidos por várias bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão. Eles são produzidos geralmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos.

É primordial eliminar flatos, claro que existem locais que não é apropriado para isso, sendo assim você deve se locomover a um banheiro ou local mais reservado se não tiver um banheiro próximo, porém o que se torna um problema é quando os flatos são em excesso.

O Simeticona tem como objetivo auxiliar no processo digestivo, controlando o excesso de gases.

Para que serve Simeticona ( Indicação )

Bula do Simeticona

O Simeticona serve para ajudar no tratamento de pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo, que ocorre quando há acúmulo de gases no estômago, onde chamamos de flatulência.

É necessário o tratamento, pois o excesso de gases causa desconforto abdominal. Os pacientes também se queixam do aumento do volume abdominal, além de ser acompanhado de dor ou cólicas na região do abdômen.

O medicamento também ajuda na medicação auxiliar no preparo de pacientes para exames médicos como endoscopia (interior do esôfago, estômago e intestino) e colonoscopia (interior do intestino grosso).

Simeticona para bebê

Para bebês é indicado o Simeticona gotas, que ajuda a eliminar os gases que causam desconforto na criança, ajudando no processo de digestão.

O Simeticona gotas também ajuda em exames médicos como endoscopia digestiva e também no preparo dos pacientes para radiografia do abdômen.

Como funciona (Ação do medicamento)

A eliminação dos gases aliviam os sintomas que causam desconforto. O Simeticona atua no estômago e no intestino rompendo as bolhas que retêm os gases e que provocam flatulências e dores.

Consequentemente o paciente elimina o acúmulo de gases e entre 10 a 30 minutos após a ingestão do medicamento.

Simeticona Posologia ( Como tomar )

Simeticona gotas

Agite antes de usar o medicamento. O Simeticona gotas deve ser ingerido diretamente na boca ou diluído com um pouco de água ou outro alimento.

  • Para crianças lactentes é recomendado de 4 a 6 gotas, durante 3 vezes ao dia.
  • Para crianças que tenham até 12 anos de idade é indicado de 6 a 12 gotas, durante 3 vezes ao dia.
  • Para crianças acima de 12 anos e adultos que utilizam a versão gotas o indicado é 16 gotas, durante 3 vezes ao dia.

Simeticona comprimido

A administração do medicamento deve ser por via oral. O paciente deve ingerir 1 comprimido com um pouco de água para deglutir, durante 3 vezes ao dia, antes ou depois das principais refeições diárias.

Contraindicações

O medicamento é contraindicado em pacientes que tenham alergia aos componentes da fórmula (simeticona).

O medicamento é contraindicado em pacientes que apresentam os seguintes sintomas:

  • Distensão abdominal grave
  • Dor na barriga intensa
  • Dor persistente superior a 36 horas
  • Massa palpável na região do abdômen

Não existem contraindicações relativas a faixas etárias.

Composição

Cada comprimido do Simeticona possui 40 mg do principio ativo (simeticona).

Excipientes do Simeticona comprimido: celulose microcristalina, povidona, croscarmelose sódica, lactose monoidratada e dióxido de silício.

Cada ml (é igual a 30 gotas) de emulsão oral de simeticona contém 75 mg de simeticona.

Excipientes: corante amarelo FD&C nº 5, corante amarelo FD&C nº 6, povidona, ciclamato de sódio, citrato de sódio di-hidratado, sacarina sódica di-hidratada, glicerol, aroma de laranja, ácido cítrico monoidratado, sorbitol, propilparabeno, água purificada, metilparabeno, goma xantana e benzoato de sódio.

Efeitos colaterais da Simeticona

O medicamento não é absorvido pelo organismo, onde o mesmo atua apenas dentro do aparelho digestivo, sendo eliminado nas fezes.

São raros os efeitos colaterais provocados pelo medicamento, onde o usuário pode sofrer inflamações na pele.

Caso o paciente apresente reações adversas após ingerir o medicamento, o tratamento deverá ser interrompido e o paciente deverá procurar o seu médico.

Interação com outros medicamentos

Não há relatos de interações de simeticona com outros medicamentos ou alimentos.

Precauções

Você não deve exceder a dosagem do medicamento, devendo seguir a orientação médica.

O Simeticona gotas possui corante amarelo de tartazina que pode causar efeitos colaterais de natureza alérgica, entre pacientes que tenham asma e hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico.

Não existem recomendações especificas para pacientes crianças e idosos.

Durante o tratamento o paciente deve evitar a ingestão de refrigerantes.

Gestantes e mulheres que estejam amamentando devem conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento com o Simeticona. Caso o médico indique o uso do medicamento, o paciente necessitará de acompanhamento clínico durante o tratamento.

Simeticona nomes comerciais

Os nomes comerciais do Simeticona são: Dimeftal, Dimetigass, Dimetiliv Max, Dimezin, Flagass, Flatol, Flatol Max, Flucolic, For Gas, Luftal, Luftal Max, Mylicon, Neo Dimeticon, Sintaflat, Anflat, Dimeticolin, Disflat, Enteroftal, Finigas, Flatex, Flaticona, Gastroflat, Gastroflat Max, Gazyme, Gelusil, Livgas e Luftcona.

Simeticona Preço

Simeticona para que serve

A simeticona gotas e em comprimido atuam rompendo as bolhas que retêm os gases e que provocam flatulências e dores, proporcionando o alívio imediato aos pacientes.

Para adquirir o medicamento não é necessário prescrição médica, porém sempre é importante consultar o seu médico para uma melhor avaliação do seu estado clínico.

Simeticona gotas e em comprimido está a venda nas melhores farmácias e redes de drogarias do país. Também é possível adquirir o medicamento pela internet. O preço médio do simeticona comprimido é de R$ 11,30 e do simeticona gotas é de R$ 5,45.

Perguntas dos leitores

Qual e diferença entre Simeticona e Dimeticona?

Não há diferença nos medicamentos, onde ambos possuem o mesmo efeito, tendo o mesmo principio ativo (simeticona).

Simeticona é Luftal?

Sim, pois o Luftal é o nome comercial do Simeticona, sendo o mais conhecido.

Pode usar Simeticona na gravidez?

Não existem restrições e efeitos colaterais de gestantes que utilizaram o Simeticona. Porém é necessário que mulheres grávidas e que estejam amamentando consultem o médico antes de iniciar o tratamento.

Para que serve Simeticona + Metilbrometo de Homatropina?

A Simeticona + Metilbrometo de Homatropina serve para aliviar as cólicas e os espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal e da flatulência (provocando o relaxamento da musculatura).