Triancinolona Acetonida – Como usar? Efeitos Colaterais Contraindicações

A boca é uma região do organismo bem sensível, e que quando ocorre qualquer tipo de infecção ou inflamação nela os sintomas costumam ser bem incômodos, além de deixar uma estética bem feia e desagradável para a pessoa.

Infelizmente, elas são bem habituais, principalmente em humanos com o sistema imunológico bem baixo, ainda mais em casos que estejam sofrendo com doenças que alteram a proteção do organismo.

Os problemas que mais costumam ocorrer nas regiões orais são lesões ulcerativas e inflamatórias. Para executar um tratamento efetivo das mesmas, os médicos normalmente orientam o uso da Triancinolona Acetonida do laboratório Prati Donaduzzi.

Assim, hoje, nesse artigo, estaremos abordando informações essenciais sobre o uso do medicamento, além de detalhes importantes das precauções e contraindicações que devem ser seguidas e respeitadas por todos que irão iniciar algum tratamento com ele.


Para que serve a pomada Triancinolona Acetonida

Como enunciado no texto inicial desse artigo, a Triancinolona Acetonida é utilizada para o tratamento de lesões na região bucal, principalmente as inflamatórias e ulcerativas, pois o remédio se constitui da sua ação anti-inflamatória de atuação dentro do organismo.

Como vale sempre ressaltar, nunca é recomendado aplicar o produto por conta própria. Só inicie o tratamento com Triancinolona Acetonida, após a orientação do médico especialista.

Como funciona o Triancinolona Acetonida

Triancinolona Acetonida

A Triancinolona Acetonida é um medicamento do tipo corticosteroide, onde se constitui com ações anti-inflamatória, antipruriginosa e antialérgica na atuação dentro do organismo, depois de ser aplicada. Com isso, a pomada consegue diminuir as inflamações orais, e aliviar a coceira e reação alérgica presente na mucosa.

A atuação dos componentes da formulação é ativa nos tecidos orais do paciente. Ele funciona como a criação de um proteção na região bucal, evitando o maior desenvolvimento da inflamação e reduzindo os sintomas da mesma.

Como usar a pomada Triancinolona Acetonida

O uso do remédio é feito por via tópica, diretamente na região bucal infectada.

Não é recomendado esfregar o conteúdo ao utilizar a pomada na lesão.

O paciente deve aplicar uma pequena quantidade de Triancinolona Acetonida na inflamação antes de dormir. Porém, em casos de lesões orais mais graves, a posologia de uso pode aumentar para 2 a 3 aplicações diárias, usando depois das refeições principais do dia.

O tratamento não deve ultrapassar mais do que uma semana sem aparecer resultados satisfatórios.

O médico deve fazer a orientação final sobre a dosagem do medicamento, horários para usar e duração do tratamento, com o paciente respeitando todas as recomendações do mesmo.

Composição do Triancinolona Acetonida

Cada uma grama do medicamento bucal temos os seguintes componentes em sua composição:

  • 1mg de triancinolona acetonida
  • Excipientes: carmelose sódica, pectina, gelatina, base de petrolato e polietileno

Contraindicação do Triancinolona Acetonida

Como muitos medicamentos, a aplicação da Triancinolona Acetonida é contraindicada para alguns, evitando possíveis reações indesejadas durante seu uso. As pessoas que devem evitar usá-la são:

  • Quem tenham hipersensibilidade, alergia ou qualquer outro problema relacionado ao uso dos componentes presentes na formulação do medicamento.
  • Por conta de ser um corticosteroide, a pomada Triancinolona Acetonida não deve ser utilizada por pacientes que possuem infecções causadas por fungos, vírus e/ou bactérias na região da boca e/ou garganta.
  • Crianças com idade menor do que 12 anos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Efeitos colaterais do Triancinolona Acetonida

Alguns efeitos colaterais e reações adversas indesejadas podem aparecer nos pacientes que estão em tratamento com o medicamento Triancinolona Acetonida. Os principais casos que surgem são:

  • Irritação no local da aplicação
  • Úlcera péptica
  • Supressão adrenal
  • Alteração do metabolismo da glicose
  • Catabolismo das proteínas

Ao surgimento de qualquer uma dessas reações adversas citadas acima, ou outra que aparecer, o paciente deve buscar ajuda com o médico especialista e notificar a ANVISA.

Precauções

Além das contraindicações, abordadas no tópico “Contraindicação do Triancinolona Acetonida”, os pacientes que irão iniciar o tratamento com o remédio devem ficar cientes de algumas precauções que devem ser respeitadas. São elas:

  • Pacientes que possuem, ou já possuíram, tuberculose, úlcera péptica e/ou diabetes só devem usar o medicamento sob orientação do médico.
  • A ação da defesa dos tecidos orais normalmente é diminuída com a aplicação do medicamento do tipo corticosteroide.
  • Quando o paciente sofre com alguma irritação mais grave durante o tratamento, o uso do remédio deve ser cessado e ele deve buscar ajuda do médico.

Superdosagem do Triancinolona Acetonida

Não existem grandes casos ou chances de acontecer superdosagem de aplicação do medicamento, porém, caso ocorra, o paciente deve buscar ajuda do médico especialista, levando consigo a bula e embalagem original do produto.

Para que serve a pomada Triancinolona Acetonida?

Interação do Triancinolona Acetonida com outros remédios

Não existem relatos e estudos de interações que a Triancinolona Acetonida faz com outros medicamentos ou substâncias. Porém, é sempre recomendado o paciente informar ao seu médico se está fazendo uso de algum outro remédio antes de dar início ao tratamento.

Armazenamento

A embalagem original, junto com a bula, do medicamento deve ser mantida em uma local com temperatura ambiente, seco, fresco e longe da luminosidade.

O aspecto da pomada bucal é de cor areia, lustrosa e uma aparência granulosa. Sempre preste atenção nessas características antes de usar a Triancinolona Acetonida.

Mantenha o produto longe do alcance de crianças.

Triancinolona Acetonida Preço

O medicamento genérico Triancinolona Acetonida pode ser encontrado sendo comercializado nas principais farmácias populares, sendo necessário a prescrição médica para sua aquisição.

A bisnaga de 10g do produto bucal pode ser encontrada pelo preço variante de R$5 a R$10.

Pergunta dos leitores

Existe Triancinolona Acetonida em forma injetável ou de comprimido?

Não, o genérico não faz parte de nenhuma formulação, como princípio ativo, da qual é o remédio é comercializado em forma de comprimido ou solução injetável.