Ultraproct (Pomada) Bula: Para Que Serve? Como Funciona? Precauções!

Qualquer doença já é motivo de grande preocupação. Porém quando ela além de causar desconforto e dor, provoca transtornos em sua rotina diária é ainda pior. Por este motivo, falaremos do Ultraproct.

A hemorroida, que é a inflamação de veias e artérias do ânus, por exemplo é uma dessas doenças incomodas e bastante comum. Várias pessoas fazem tratamento de hemorroida, que pode ser causada por vários fatores.


Os principais sintomas dessa doença, além da dor na região anal é a forte coceira e a dificuldade para evacuar, que pode até conter presença de sangue nas fezes. Já a dificuldade para evacuar ocorre, pois as fezes ressecam e ficam duras.

Essa não é a única doença que pode se desenvolver na região anal. Porém não é preciso se preocupar, pois existem diversos remédios indicados para as doenças do intestino grosso, do reto e ânus.

Este é um desses medicamentos. Ele é indicado para o tratamento de problemas encontrados na região anal, como:

  • Hemorroidas;
  • Fissuras anais;
  • Eczema (inflamação cutânea);
  • Proctite (dor no reto);

Ultraproct é uma pomada de uso retal (no ânus) indicado para adultos.

O creme é produzido pelo laboratório Bayer.

Ultraproct é comercializado em um cartucho contendo 1 bisnaga de alumínio com 30 g de creme retal mais cânula. O medicamento apresenta-se na forma de creme branco e opaco.

homem sofrendo com hemorroidas

Para que serve o Ultraproct

Esse medicamento serve para o tratamento das doenças da região anal (hemorroidas, fissuras, proctite, eczema) e também proporciona o alívio da dor e da coceira.

Ultraproct também diminui o inchado e a dor após cirurgias proctológicas.

Como funciona o Ultraproct

Ultraproct é um medicamento de uso no local que possui ação analgésica (reduz a dor), anti-inflamatória (combate a inflamação) e antipruriginosa (inibe a coceira e alergia).

O creme conta em sua formulação com pivalato de fluocortolona, que impede as reações alérgicas e inflamatórias, e cloridrato de lidocaína, que é um anestésico local padrão que conta com efeitos analgésicos e antipruriginosos.

Estas substâncias misturadas e aplicadas na forma de creme, provocam o alívio imediato da coceira, ardor e inflamação causadas pelas doenças anais.

Como usar o Ultraproct

É recomendado o uso de Ultraproct após a defecação. É necessário manter a higiene na região anal antes de usar o medicamento.

O período de tratamento indicado é de até 2 semanas ou de acordo com a recomendação médica. É importante se atentar para o uso do medicamento, pois o seu uso á longo prazo pode provocar efeitos colaterais e o período indicado contribui para maior eficácia do medicamento.

Ultraproct creme deve ser usado 2 vezes ao dia, sendo uma vez pela manhã e outra à noite.

Durante os primeiros dias de tratamento, o medicamento deve ser usado 3 vezes ao dia. Conforme os sintomas sejam reduzidos a aplicação poderá ocorrer em até 1 vez ao dia.

Ao usar o medicamento, espalhe uma pequena quantidade do creme na região ao redor do  ânus e no canal anal com o dedo. Use a ponta do dedo para vencer a resistência do esfíncter do ânus.

Caso seja necessário utilize o creme no reto. Para isso o aplicador deverá ser adaptado à bisnaga e então inserido no ânus. Siga corretamente a recomendação médica. Não interrompa o tratamento sem informar o seu médico.

Caso você esqueça de fazer uma aplicação de Ultraproct, utilize o mesmo assim que se lembrar. A dose geralmente usada a cada aplicação e dentro dos horários indicados pelo médico não devem ser mudadas.

Composição

Cada g de Ultraproct creme possui:

1 mg de pivalato de fluocortolona.

20 mg de cloridrato de lidocaína.

Seus excipientes: estearato de sorbitana, edetato dissódico, álcool benzílico, álcool cetoestearílico, fosfato dissódico dodecahidratado, parafina branca leve, polissorbato 60, dihidrogênio fosfato de sódio diidratado, água purificada e petrolato líquido.

Contraindicação

homem com coceira anal

Ultraproct não é indicado em situações de infecções na área afetada.

O medicamento também é contraindicado quando o paciente apresenta, na região afetada, sintomas associados a processos característicos de doenças de pele, como sífilis, tuberculose, catapora e reações á vacinação.

Ultraproct é contraindicado em pacientes que tenham alergia conhecida ao pivalato de fluocortolona, cloridrato de lidocaína e a qualquer um dos componentes da fórmula.

Efeitos colaterais do Ultraproct

Ultraproct pode causar reações adversas em alguns pacientes. Normalmente os efeitos colaterais são raros e não prejudicam á saúde do paciente. As principais reações adversas são:

  • Coceira na região anal;
  • Irritação e reação alérgica aos componentes da fórmula;
  • Estrias;
  • Dilatação dos capilares;

Não é recomendado o tratamento á longo prazo com Ultraproct. O limite máximo de uso do medicamento é de até 4 semanas.

No surgimento de efeitos colaterais, o paciente deverá interromper o tratamento e procurar uma emergência médica levando a bula do medicamento.

Superdosagem

O uso dele não causa nenhum dano de intoxicação depois da administração de uma dose retal ou perianal.

A superdosagem do medicamento pode causar efeitos colaterais como ardência, odor e coceira. O uso em grande quantidade não é indicado, pois além das reações adversas, pode inibir o efeito do creme.

Caso ocorra de forma acidental, a ingestão oral do medicamento, mesmo que seja em pouca quantidade, poderá provocar reações cardiovasculares severas (parada da função cardíaca) e no sistema nervoso central, pode ocorrer sintomas, como convulsão e inibição da respiração até parada respiratória.

Nas situações de superdose é necessário procurar imediatamente orientação de um médico ou um centro de intoxicação.

Precauções

Em situações de infecções por fungos, seu médico deverá incluir a utilização de uma terapia de um antifúngico em conjunto com o uso de Ultraproct.

Não permita que o creme tenha contato com os olhos.

É indicado a lavagem com cautela das mãos após utilizar o produto.

Quando Ultraproct é aplicado nas regiões anais e genitais, os compostos petrolato líquido e parafina branca leve podem diminuir a integridade dos preservativos de látex quando estes são usados durante o tratamento.

Pacientes que estejam usando remédios contra arritmias devem fazer o uso de Ultraproct com cautela.

Ultraproct não deve ser usado por crianças e adolescentes. Não existe recomendações ao uso do medicamento em pacientes idosos.

Ultraproct não deve ser usado por mulheres grávidas durante o primeiro trimestre. O médico que deverá avaliar se o uso do medicamento é indicado.

Ultraproct deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Essa informação, assim como o número de lote e data de fabricação podem ser encontradas na embalagem do produto.

Interação do Ultraproct com outros remédios

caixa do ultraproct

Antes de iniciar o tratamento com Ultraproct o paciente deve informar ao seu médico caso esteja tomando qualquer tipo de medicamento, inclusive remédios que não precisam de receita médica.

Não há relatos de interação do Ultraproct com alimentos ou exames laboratoriais.

Pacientes que estejam tomando remédios para o tratamento de arritmias devem usar o produto com cautela.

Ultraproct Preço

Ultraproct é um medicamento de uso tópico com ação analgésica, anti-inflamatória e antipruriginosa usado para o tratamento das hemorroidas, fissuras anais, proctites e eczema anal.

Para adquirir o creme, é necessário apresentação de receita médica (Branca Comum). Ele pode ser encontrado em farmácias de todo o país e também possui autorização para venda pela internet.

O preço médio de Ultraproct é de R$ 23,71 a R$ 29,37. Faça pesquisas em sites de buscas ou até mesmo nas farmácias de seu bairro, pois esse preço pode sofrer alterações de acordo com a região e ponto de venda.

A pesquisa de preço irá te ajudar a encontrar o produto mais em conta, pois várias lojas fazem promoções, oferecendo descontos para uma série de medicamento.

Ultraproct Genérico

É possível encontrar outros medicamentos que possuem ação semelhante ao creme Ultraproct. Porém eles não são referência do produto.

Ultraproct possui como principio ativo as substâncias pivalato de fluocortolona e o cloridrato de lidocaína. Esses dois compostos em ação não são encontrados em outros medicamentos. Portanto, Ultraproct não possui medicamento genérico.